Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne’s Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições.

Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos os tempos. Depois de vários saques que lhe foram valendo fortunas, o temível pirata acabaria por morrer em 1718, após ser atacado pela tripulação do então governador da Virgínia, Alexander Spotswood.

Queen Anne’s Revenge era o nome da embarcação comandada por Teach, que, de acordo com um novo estudo publicado recentemente no The International Journal of Nautical Archaeology, estava em muito mau estado. Esta revelação pode explicar o destino do navio, já que o Barba-Negra, ciente de que já não havia nada a fazer, pode deliberadamente tê-lo encalhado.

O arqueólogo marinho Jeremy Borreli analisou várias placas e tiras de chumbo do navio, que foi redescoberto no fundo do mar em 1996, escreve a New Scientist. O investigador concluiu que o chumbo usado parece ser material de reparação com o qual os piratas tapavam buracos no casco do navio.

As 86 peças analisadas mostram que o casco exigiu muito tratamento, embora ainda fosse uma embarcação relativamente jovem, com oito anos. Borreli salienta que ainda se encontrarem mais material, fica praticamente claro que o navio tinha vários problemas estruturais que o podem ter condenado.

Com recursos a textos históricos, o autor do estudo descobriu que o Queen Anne’s Revenge foi danificado duas vezes por navios inimigos, em 1711 e 1712. O desgaste causado por vermes, como teredo, também pode ter contribuído para os danos na embarcação.

Borrelli acredita que o pirata britânico encalhou propositadamente o navio, uma vez que este já não era navegável e daria demasiado trabalho para o reparar.

“Talvez Barba-Negra tenha pensado: este barco já está a deixar entrar água como uma cesta, por isso não tem mal se eu o abandonar”, equaciona o arqueólogo da East Carolina University, Charles Ewen, que não participou no estudo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …