Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne’s Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições.

Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos os tempos. Depois de vários saques que lhe foram valendo fortunas, o temível pirata acabaria por morrer em 1718, após ser atacado pela tripulação do então governador da Virgínia, Alexander Spotswood.

Queen Anne’s Revenge era o nome da embarcação comandada por Teach, que, de acordo com um novo estudo publicado recentemente no The International Journal of Nautical Archaeology, estava em muito mau estado. Esta revelação pode explicar o destino do navio, já que o Barba-Negra, ciente de que já não havia nada a fazer, pode deliberadamente tê-lo encalhado.

O arqueólogo marinho Jeremy Borreli analisou várias placas e tiras de chumbo do navio, que foi redescoberto no fundo do mar em 1996, escreve a New Scientist. O investigador concluiu que o chumbo usado parece ser material de reparação com o qual os piratas tapavam buracos no casco do navio.

As 86 peças analisadas mostram que o casco exigiu muito tratamento, embora ainda fosse uma embarcação relativamente jovem, com oito anos. Borreli salienta que ainda se encontrarem mais material, fica praticamente claro que o navio tinha vários problemas estruturais que o podem ter condenado.

Com recursos a textos históricos, o autor do estudo descobriu que o Queen Anne’s Revenge foi danificado duas vezes por navios inimigos, em 1711 e 1712. O desgaste causado por vermes, como teredo, também pode ter contribuído para os danos na embarcação.

Borrelli acredita que o pirata britânico encalhou propositadamente o navio, uma vez que este já não era navegável e daria demasiado trabalho para o reparar.

“Talvez Barba-Negra tenha pensado: este barco já está a deixar entrar água como uma cesta, por isso não tem mal se eu o abandonar”, equaciona o arqueólogo da East Carolina University, Charles Ewen, que não participou no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …