Barba existe para absorver o golpe de levar um soco na cara, sugere estudo

Um novo estudo sugere que a barba existe para absorver o golpe de levar um murro na cara. Os testes feitos em laboratório revelaram que uma barba grande oferece mais proteção à cara.

No passado, Charles Darwin teorizou que a juba de um leão ajuda a proteger a garganta de ataques de machos rivais. Numa curiosa nova investigação, uma equipa de cientistas sugere agora que a barba dos humanos existe para absorver o golpe de levar um soco na cara, abafando o impacto do punho.

Outros estudos já tinham sugerido que várias coisas, desde o formato dos nossos punhos aos contornos da nossa cara, podem ter sido idealizadas para lutas. Como tal, os autores deste novo estudo decidiram investigar se os pelos faciais podem transmitir algum tipo de benefício real ao combate.

Os cientistas recriaram um queixo humano, que cobriram com pele de ovelha, para servir de alvo. Amostras peludas conseguiram absorver mais 37% de energia do que aquelas sem pelos. Apenas em 45% dos testes, os modelos com pelos foram quebrados, enquanto que os que não tinham pelos rachavam quase todas as vezes, escreve o IFLScience.

O pelo, para além de fazer com que o impacto seja absorvido mais lentamente, ajuda a que a força do golpe seja distribuída por uma área de superfície maior, sugere o novo estudo publicado em abril na revista científica Integrative Organismal Biology.

“O pelo é realmente capaz de reduzir significativamente a força do impacto de um golpe contundente e absorver energia”, escrevem os autores. No entanto, os cientistas realçam que o os resultados do seu estudo “não fornecem evidências de que as barbas oferecem proteção contra knockouts“.

Isto porque um estudo anterior demonstrou que lutadores barbudos de Artes Marciais Mistas (MMA) não eram estatisticamente melhores do que adversários de barba feita.

“Em vez disso, presume-se que os nossos resultados sejam mais relevantes para lacerações da pele e fraturas de ossos da cara”, explicam ainda os especialistas.

Todavia, os autores alertam que as barbas também devem ter alguma desvantagem evolutiva, caso contrário as mulheres também as teriam.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma Noticia “burlesca” . Sinceramente, a ser verdade que “cientistas”, (o que duvido serem), são remunerados para tais fantochadas, mais inquietante é !….. A Ciência por definição, deve ser uma área de Investigação orientada para matérias “serias”. No mínimo, em termos de “Ciência” não merece tal titulo. Devem ser alguns “artistas”, que se auto intitulam de “Cientistas”, que trabalham não se sabe em que Laboratório, Instituto ou Departamento . Talvez na cave das suas residências !

RESPONDER

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …