Barba existe para absorver o golpe de levar um soco na cara, sugere estudo

Um novo estudo sugere que a barba existe para absorver o golpe de levar um murro na cara. Os testes feitos em laboratório revelaram que uma barba grande oferece mais proteção à cara.

No passado, Charles Darwin teorizou que a juba de um leão ajuda a proteger a garganta de ataques de machos rivais. Numa curiosa nova investigação, uma equipa de cientistas sugere agora que a barba dos humanos existe para absorver o golpe de levar um soco na cara, abafando o impacto do punho.

Outros estudos já tinham sugerido que várias coisas, desde o formato dos nossos punhos aos contornos da nossa cara, podem ter sido idealizadas para lutas. Como tal, os autores deste novo estudo decidiram investigar se os pelos faciais podem transmitir algum tipo de benefício real ao combate.

Os cientistas recriaram um queixo humano, que cobriram com pele de ovelha, para servir de alvo. Amostras peludas conseguiram absorver mais 37% de energia do que aquelas sem pelos. Apenas em 45% dos testes, os modelos com pelos foram quebrados, enquanto que os que não tinham pelos rachavam quase todas as vezes, escreve o IFLScience.

O pelo, para além de fazer com que o impacto seja absorvido mais lentamente, ajuda a que a força do golpe seja distribuída por uma área de superfície maior, sugere o novo estudo publicado em abril na revista científica Integrative Organismal Biology.

“O pelo é realmente capaz de reduzir significativamente a força do impacto de um golpe contundente e absorver energia”, escrevem os autores. No entanto, os cientistas realçam que o os resultados do seu estudo “não fornecem evidências de que as barbas oferecem proteção contra knockouts“.

Isto porque um estudo anterior demonstrou que lutadores barbudos de Artes Marciais Mistas (MMA) não eram estatisticamente melhores do que adversários de barba feita.

“Em vez disso, presume-se que os nossos resultados sejam mais relevantes para lacerações da pele e fraturas de ossos da cara”, explicam ainda os especialistas.

Todavia, os autores alertam que as barbas também devem ter alguma desvantagem evolutiva, caso contrário as mulheres também as teriam.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma Noticia “burlesca” . Sinceramente, a ser verdade que “cientistas”, (o que duvido serem), são remunerados para tais fantochadas, mais inquietante é !….. A Ciência por definição, deve ser uma área de Investigação orientada para matérias “serias”. No mínimo, em termos de “Ciência” não merece tal titulo. Devem ser alguns “artistas”, que se auto intitulam de “Cientistas”, que trabalham não se sabe em que Laboratório, Instituto ou Departamento . Talvez na cave das suas residências !

RESPONDER

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …