Banksy pode ter pintado um novo mural em Veneza

Carlos Ortega / Flickr

Uma imagem de um menino ou menina com cabelos ao vento e uma tocha improvisada na mão apareceu inesperadamente na parede de uma casa em Veneza, na véspera da abertura da Bienal de Arte 2019.

Na opinião da revista italiana Artribune, trata-se de um “trabalho extraordinário, a 99% atribuível a Banksy”, ainda que o próprio artista não tenha reivindicado a obra. De acordo com o editorial, “todos estavam ocupados em abrir o melhor pavilhão” e ninguém percebeu quando é que foi pintado “o trabalho mais esclarecedor ou o projeto mais interessante” da edição do encontro artístico veneziano.

Os autores afirmam que isso aconteceu “quase certamente entre quinta e sexta“, e que estilisticamente o trabalho é, sem dúvida, “primorosamente Banksiano”. Os especialistas viram na imagem um jovem imigrante que acabara de desembarcar de um barco, vestido com um colete salva-vidas. Pode ser encontrado numa área muito movimentada, muito perto de Campo Santa Margherita, uma praça que é o coração da vida noturna estudantil e pode ser visto a partir da água, bem como de uma ponte nas proximidades.

A 58ª Bienal de Arte de Veneza abriu as portas no dia 11 de maio e durará até novembro. “O espírito da bienal é a exploração, a experimentação e a abertura“, disse o curador da exposição, o norte-americano Ralph Rugoff à Euronews. O britânico Banksy não aparece explicitamente na lista dos 79 pintores convidados pela organização este ano.

Até ao momento, a autoria da obra não foi confirmada. Normalmente, o pintor de rua confirma alguns dias após o trabalho ser detetado, publicando-o no seu site pessoal.

Banksy já abordou várias vezes a situação dos migrantes e refugiados no seu trabalho: em 2015, pintou um retrato de Steve Jobs no campo de refugiados em Calais, França, para chamar atenção para o facto de que, como disse em comunicado, a Apple “só existe porque os EUA permitiram a entrada de um jovem de Homs”. Banksy também frequentemente usa crianças como suas personagens principais, como no seu trabalho talvez mais famoso, Baloon Girl.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …