//

Banksy pode ter pintado um novo mural em Veneza

1

Carlos Ortega / Flickr

Uma imagem de um menino ou menina com cabelos ao vento e uma tocha improvisada na mão apareceu inesperadamente na parede de uma casa em Veneza, na véspera da abertura da Bienal de Arte 2019.

Na opinião da revista italiana Artribune, trata-se de um “trabalho extraordinário, a 99% atribuível a Banksy”, ainda que o próprio artista não tenha reivindicado a obra. De acordo com o editorial, “todos estavam ocupados em abrir o melhor pavilhão” e ninguém percebeu quando é que foi pintado “o trabalho mais esclarecedor ou o projeto mais interessante” da edição do encontro artístico veneziano.

Os autores afirmam que isso aconteceu “quase certamente entre quinta e sexta“, e que estilisticamente o trabalho é, sem dúvida, “primorosamente Banksiano”. Os especialistas viram na imagem um jovem imigrante que acabara de desembarcar de um barco, vestido com um colete salva-vidas. Pode ser encontrado numa área muito movimentada, muito perto de Campo Santa Margherita, uma praça que é o coração da vida noturna estudantil e pode ser visto a partir da água, bem como de uma ponte nas proximidades.

A 58ª Bienal de Arte de Veneza abriu as portas no dia 11 de maio e durará até novembro. “O espírito da bienal é a exploração, a experimentação e a abertura“, disse o curador da exposição, o norte-americano Ralph Rugoff à Euronews. O britânico Banksy não aparece explicitamente na lista dos 79 pintores convidados pela organização este ano.

Até ao momento, a autoria da obra não foi confirmada. Normalmente, o pintor de rua confirma alguns dias após o trabalho ser detetado, publicando-o no seu site pessoal.

Banksy já abordou várias vezes a situação dos migrantes e refugiados no seu trabalho: em 2015, pintou um retrato de Steve Jobs no campo de refugiados em Calais, França, para chamar atenção para o facto de que, como disse em comunicado, a Apple “só existe porque os EUA permitiram a entrada de um jovem de Homs”. Banksy também frequentemente usa crianças como suas personagens principais, como no seu trabalho talvez mais famoso, Baloon Girl.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.