/

Não gosta de correr? Um banho quente ou uma sauna podem oferecer benefícios semelhantes

Um banho quente ou uma sauna podem oferecer benefícios semelhantes a caminhar, correr ou andar de bicicleta, sugere um novo estudo.

A vida moderna nem sempre facilita a manutenção de um estilo de vida ativo e saudável. Além disso, o exercício nem sempre é agradável. A pessoa tem que se esforçar repetidamente até ao ponto de cansaço e desconforto, na esperança de ficar em forma e me manter-se saudável.

Certamente os benefícios para a saúde de um banho quente ou de uma experiência na sauna não podem ser comparados? No entanto, esta é a pergunta a que Charles James Steward, da Universidade de Coventry, dedicou-se a responder. E as evidências, até agora, são promissoras.

A adesão ao exercício é muito baixa, com muitas pessoas indisponíveis para praticar exercício devido à falta de tempo e motivação. E para aqueles que são mais velhos ou têm doenças crónicas, o exercício também pode causar dor, o que, por razões óbvias, limita ainda mais a atividade física.

Cerca de 25% dos adultos não atingem os níveis mínimos recomendados de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física de alta intensidade por semana, ou uma combinação de ambos.

Num mundo onde muitos de nós temos empregos de escritório das nove às cinco e as nossas tarefas diárias podem ser concluídas com o simples clique de um botão, é fácil ver por que a modernização das sociedades levou a níveis mais elevados de comportamento sedentário. Há uma necessidade urgente de encontrar estratégias alternativas para melhorar a saúde que as pessoas estejam dispostas a seguir.

Num esforço para encontrar essa solução, Steward está a investigar como é que os banhos quentes e as saunas afetam o corpo.

Ao longo da história da humanidade, várias culturas em todo o mundo usaram a terapia de calor para melhorar a saúde. Mas, até recentemente, os benefícios do banho eram anedóticos e amplamente vistos como não científicos.

No entanto, nas últimas décadas, as evidências têm crescido e hoje sabemos que tomar banho regularmente numa sauna ou numa banheira de hidromassagem pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares — e pode também ter benefícios mais amplos para a saúde.

Os investigadores descobriram que banhos regulares de sauna ou banheira de hidromassagem podem trazer alguns benefícios de saúde semelhantes aos de exercícios aeróbicos de intensidade baixa a moderada, como caminhar, correr e andar de bicicleta. Os resultados do estudo foram publicados na revista Journal of Applied Physiology.

Como parte de um grupo de investigadores da Universidade de Coventry, Steward comparou as semelhanças e diferenças entre as respostas fisiológicas do exercício e do aquecimento. Para isso, pediu aos voluntários que se submetessem à mesma duração do banho na banheira de hidromassagem e do ciclismo de intensidade moderada.

Embora o exercício seja mais adequado para aumentar o gasto de energia, os autores encontraram elevações comparáveis na temperatura corporal central e na frequência cardíaca.

As semelhanças também vão além daquilo que se pode sentir fisicamente. Ao fazer exames de ultrassom das artérias, também observaram aumentos semelhantes no fluxo sanguíneo.

É importante realçar que, fora do laboratório, estudos observacionais de longo prazo demonstraram que a aplicação de calor em repouso, ou o que os cientistas gostam de chamar de “aquecimento passivo”, tem o potencial de ser prazeroso, prático e potente para melhorar a saúde.

Mas, como diz o velho ditado, quando algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Antes de pensar em cancelar a sua inscrição no ginásio e investir num jacuzzi, saiba que saunas ou banhos regulares são incapazes de replicar todos os benefícios do exercício físico para a saúde, como promover a perda de gordura e aumentar a massa muscular.

O uso de banhos quentes ou saunas não deve ser considerado um substituto para o exercício. Mas pode imitar alguns dos benefícios para a saúde.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.