/

Bancos vão passar a fiscalizar transferências a partir de mil euros

9

gazeronly / Flickr

-

Em nome da luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, uma nova regra europeia obriga a que os dados de quem transfere e de quem recebe mil ou mais euros sejam fiscalizados pelos bancos.

A partir de 25 de junho, os bancos terão de passar a verificar “com exatidão” as informações referentes a transferências bancárias iguais ou superiores a mil euros, nomeadamente os dados relativos tanto a quem dá a ordem de transferência como ao destinatário, noticia o Diário de Notícias.

As novas regras relativas a transferências de fundos no contexto de prevenção de branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo foram definidas pela Comissão Europeia a 20 de maio, e todos os Estados membros são obrigados a aplicá-las: o regulamento 2015/847 a partir do dia 25, e a diretiva 2015/849 nos próximos dois anos.

Este patamar surge também para prevenir situações de financiamento de terrorismo. O valor pode parecer baixo, mas uma fonte policial explicou ao DN que “nos casos de financiamento do terrorismo essas quantias costumam ser mesmo pequenas, de forma a serem mais dificilmente detetáveis pelas autoridades”.

O regulamento surge também quatro meses depois da descoberta de um dos maiores escândalos financeiros das últimas décadas, envolvendo o banco HSBC, cuja filial em Genebra terá ajudado clientes a ocultarem milhares de milhões de euros em offshores.

O caso, que ficou conhecido como SwissLeaks, apontou 220 clientes com nacionalidade portuguesa com contas no banco suspeito, de um total de 611 pessoas com ligações a Portugal e conta no HSBC.

ZAP

9 Comments

  1. Bancos vão passar a fiscalizar transferências a partir de mil euros.
    A C.E. só olha para os gaios pequenos, mas os graúdos esses sim andam à vontade.
    C.E. está mesmo em estado de podridão é uma UE falhada que nada faz a não ser ganhar ordenados chorudos à custa de quem trabalha são uma cambada de PÀRIAS.

  2. Se por controlo à lavagem de diheiro sujo ainda é como o outro! O problema é que se sujeitam ao filtro todos os cidadãos envolvidos nas operações e isso é devassa ou porta aberta ao serviço de impostos… Devassa é.

  3. Ridículo ! Apenas vai complicar mais a vida aos europeus e incentivar mais à desbacarizacao e movimentação primitiva de notas debaixo do colchão. A barbaridade desta medida vai tornar ainda mais odioso lidar com bancos, agravado pela improdutividade e lentidão de processo que a medida implica.

    • “democraticamente” pago eu 2€ e tal para aquela coisa ao serviço da ‘im’produtividade a favor de “consola tolos”… Ahh e Football

  4. tenho a suspeita que quem financia os terroristas sao alguns paises arabes que tem grandes reservas de materia prima valiosa ,sera que esta gente vive no tempo da guerra fria ? nao se aperceberam que o terrorismo mudou ? fingem que nao evoluiram ,para tentar controlar tudo e todos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.