Bancos cobram comissões por contas esquecidas

CarbonNYC / Flickr

-

Uma conta não movimentada pode representar até 52 euros por trimestre em comissões, alerta a DECO. O Banco de Portugal permite-lhe descobrir as instituições onde tem contas abertas, mas o processo é pouco acessível.

De acordo com um estudo da DECO, muitos clientes que deixam de movimentar contas esquecem-se de encerrá-las ou dão o processo de cancelamento como automático – no entanto, os bancos não só não fecham automaticamente as contas que deixam de ser utilizadas como ainda continuam a cobrar comissões de manutenção, por vezes sem conhecimento prévio do cliente.

Nuno Rico, consultor da DECO, explica que “os bancos já não fazem um cancelamento automático das contas inativas e, por isso, continuam a cobrar taxas”. De acordo com as informações dadas ao Dinheiro Vivo, até há pouco tempo o banco cancelava automaticamente e por iniciativa própria contas não utilizadas há mais de um ano e sem qualquer saldo.

A associação de defesa do consumidor afirma ter encontrado dois casos que já preveem comissões para situações de inatividade, nomeadamente o BBVA e o BPI. A DECO denuncia que a taxa mais gravosa é aplicada no banco espanhol e “pode chegar a 52 euros a cada três meses por contas não movimentadas há mais de um ano”. Já o BPI cobra um total de 15,60 euros a “contas sem movimentos há pelo menos seis meses e com mais de 15 euros de saldo”.

“Há uma falta de conhecimento destas situações. Por exemplo, chegou-nos um caso de uma pessoa que foi abrir uma conta e que, só naquele momento, lhe disseram que tinha um valor em dívida com o banco de há vários anos e que a pessoa não fazia ideia de que existia”, afirma Nuno Rico.

A DECO descobriu ainda que, apesar de já ser possível um consumidor pesquisar as contas bancárias em seu nome, o processo não é totalmente acessível. O pior caso é o de quem tem títulos: a Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) não dispõe de mecanismos de consulta.

A associação de defesa do consumidor afirma ter enviado os resultados ao Ministério das Finanças, ao Banco de Portugal (BdP) e à CMVM, apelando para que o consumidor possa fazer um pedido único e centralizado (abrangendo o BdP, a CMVM e o Instituto de Seguros de Portugal) para ter acesso à informação sobre as contas bancárias, os valores mobiliários e as apólices de seguros registados em seu nome ou em nome de titulares falecidos dos quais seja herdeiro. O pedido deve ser gratuito e as respostas dadas pelas instituições sujeitas a fiscalização pelos reguladores.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …