Bancos estão a “castigar” clientes que não aderem às contas pacote

Ao mesmo tempo que “encolhem” as margens no crédito, os bancos continuam a agravar os valores a pagar pelos clientes, particularmente os com menores rendimentos.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) decidiu agravar o custo das transferências online em 60%, a partir de maio para os clientes que não subscreveram as contas pacote, as Caixa S, M e L, com custo mensal fixo. O valor a pagar sobe a 1 de maio de 52 cêntimos, já com imposto de selo (IS), para 83,20 cêntimos.

Mas o agravamento de custos no banco público liderado por Paulo Macedo não se fica por aqui. Os clientes com a conta pacote mais barata, a Caixa S, vão ver o custo mensal subir, a partir de 15 de maio, de 2,60 euros para 2,91 euros, com IS, um agravamento de 12%.

Entre outros aumentos, destaca-se ainda o agravamento dos levantamentos de dinheiro ao balcão, com a caderneta, que vê o custo disparar de 1,04 euros com IS para 2,86 euros, com IS. Este aumento, de 175%, acontece um ano depois da criação da comissão.

A estratégia chegou também às aplicações para telemóveis criadas pelos próprios bancos, e que permitem fazer pagamentos ou transferências de dinheiro. Assim, o BPI vai cobrar, a partir de maio, 1,20 euros (1,248 euros com IS) aos clientes que não usem a app BPI ou a BPI Net, e não tenham a Conta Valor. Fora deste universo, a cobrança de 1,20 euros será feita mesmo que as transferências sejam realizadas dentro do banco.

Também o Millennium BCP anunciou que vai passar a cobrar 52 cêntimos (incluindo IS) aos clientes que utilizem a aplicação própria do banco, e 1,248 euros aos que utilizarem a app MB Way, criada pela SIBS, a gestora do Multibanco e comum a todos os bancos. Esta atualização entra em vigor a 17 de junho e deixa de fora parte dos clientes, como os que têm contas Programa Prestige, Programa Prestige Direto, Portugal Prestige, Cliente Frequente ou Millennium GO!. Os clientes até 23 anos também ficam isentos.

Os restantes bancos já têm inscrito nos preçários valores para cobrar pelas transferências MB Way, só ainda não acionaram o custo. Pelas suas características, a aplicação para telemóveis tem registado uma forte adesão, particularmente entre os mais jovens.

Entre os bancos que já estão preparados para monetizar estas operações está a CGD, com um valor inscrito de 20 cêntimos que poderá ser aplicado em movimentos internos, ou seja dinheiro movimentado entre contas da Caixa, mas também para contas de outros bancos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Há 50 anos atrás seria certamente impensável que um dia nós para termos dinheiro no Banco ainda teríamos de pagar , onde chegou a pouca vergonha do sistema bancário e tudo lhes é permitido.

RESPONDER

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …

Provas do caso Luanda Leaks podem ser nulas em Portugal

A Constituição da República Portuguesa determina que as provas obtidas mediantes violação de correspondência são consideradas nulas. Desta forma, os documentos conseguidos por Rui Pinto no caso Luanda Leaks podem vir a ser nulas aos …

Rui Pinto "tropeçou" nos Luanda Leaks sem querer

Foi quando estava à procura de "segredos do futebol" no âmbito dos Football Leaks que o hacker Rui Pinto "tropeçou" nos documentos que incriminam Isabel dos Santos nos Luanda Leaks. É o seu advogado, o …

Líder do assalto às armas de Tancos libertado

João Paulino estava preso preventivamente desde 28 de setembro de 2018. Esta segunda-feira foi libertado por excesso de prisão preventiva. O ex-fuzileiro João Paulino foi hoje libertado por excesso de prisão preventiva. A notícia foi confirmada …

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …