Bancos estão a “castigar” clientes que não aderem às contas pacote

Ao mesmo tempo que “encolhem” as margens no crédito, os bancos continuam a agravar os valores a pagar pelos clientes, particularmente os com menores rendimentos.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) decidiu agravar o custo das transferências online em 60%, a partir de maio para os clientes que não subscreveram as contas pacote, as Caixa S, M e L, com custo mensal fixo. O valor a pagar sobe a 1 de maio de 52 cêntimos, já com imposto de selo (IS), para 83,20 cêntimos.

Mas o agravamento de custos no banco público liderado por Paulo Macedo não se fica por aqui. Os clientes com a conta pacote mais barata, a Caixa S, vão ver o custo mensal subir, a partir de 15 de maio, de 2,60 euros para 2,91 euros, com IS, um agravamento de 12%.

Entre outros aumentos, destaca-se ainda o agravamento dos levantamentos de dinheiro ao balcão, com a caderneta, que vê o custo disparar de 1,04 euros com IS para 2,86 euros, com IS. Este aumento, de 175%, acontece um ano depois da criação da comissão.

A estratégia chegou também às aplicações para telemóveis criadas pelos próprios bancos, e que permitem fazer pagamentos ou transferências de dinheiro. Assim, o BPI vai cobrar, a partir de maio, 1,20 euros (1,248 euros com IS) aos clientes que não usem a app BPI ou a BPI Net, e não tenham a Conta Valor. Fora deste universo, a cobrança de 1,20 euros será feita mesmo que as transferências sejam realizadas dentro do banco.

Também o Millennium BCP anunciou que vai passar a cobrar 52 cêntimos (incluindo IS) aos clientes que utilizem a aplicação própria do banco, e 1,248 euros aos que utilizarem a app MB Way, criada pela SIBS, a gestora do Multibanco e comum a todos os bancos. Esta atualização entra em vigor a 17 de junho e deixa de fora parte dos clientes, como os que têm contas Programa Prestige, Programa Prestige Direto, Portugal Prestige, Cliente Frequente ou Millennium GO!. Os clientes até 23 anos também ficam isentos.

Os restantes bancos já têm inscrito nos preçários valores para cobrar pelas transferências MB Way, só ainda não acionaram o custo. Pelas suas características, a aplicação para telemóveis tem registado uma forte adesão, particularmente entre os mais jovens.

Entre os bancos que já estão preparados para monetizar estas operações está a CGD, com um valor inscrito de 20 cêntimos que poderá ser aplicado em movimentos internos, ou seja dinheiro movimentado entre contas da Caixa, mas também para contas de outros bancos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Há 50 anos atrás seria certamente impensável que um dia nós para termos dinheiro no Banco ainda teríamos de pagar , onde chegou a pouca vergonha do sistema bancário e tudo lhes é permitido.

RESPONDER

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …