Bancos estão a “castigar” clientes que não aderem às contas pacote

Ao mesmo tempo que “encolhem” as margens no crédito, os bancos continuam a agravar os valores a pagar pelos clientes, particularmente os com menores rendimentos.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) decidiu agravar o custo das transferências online em 60%, a partir de maio para os clientes que não subscreveram as contas pacote, as Caixa S, M e L, com custo mensal fixo. O valor a pagar sobe a 1 de maio de 52 cêntimos, já com imposto de selo (IS), para 83,20 cêntimos.

Mas o agravamento de custos no banco público liderado por Paulo Macedo não se fica por aqui. Os clientes com a conta pacote mais barata, a Caixa S, vão ver o custo mensal subir, a partir de 15 de maio, de 2,60 euros para 2,91 euros, com IS, um agravamento de 12%.

Entre outros aumentos, destaca-se ainda o agravamento dos levantamentos de dinheiro ao balcão, com a caderneta, que vê o custo disparar de 1,04 euros com IS para 2,86 euros, com IS. Este aumento, de 175%, acontece um ano depois da criação da comissão.

A estratégia chegou também às aplicações para telemóveis criadas pelos próprios bancos, e que permitem fazer pagamentos ou transferências de dinheiro. Assim, o BPI vai cobrar, a partir de maio, 1,20 euros (1,248 euros com IS) aos clientes que não usem a app BPI ou a BPI Net, e não tenham a Conta Valor. Fora deste universo, a cobrança de 1,20 euros será feita mesmo que as transferências sejam realizadas dentro do banco.

Também o Millennium BCP anunciou que vai passar a cobrar 52 cêntimos (incluindo IS) aos clientes que utilizem a aplicação própria do banco, e 1,248 euros aos que utilizarem a app MB Way, criada pela SIBS, a gestora do Multibanco e comum a todos os bancos. Esta atualização entra em vigor a 17 de junho e deixa de fora parte dos clientes, como os que têm contas Programa Prestige, Programa Prestige Direto, Portugal Prestige, Cliente Frequente ou Millennium GO!. Os clientes até 23 anos também ficam isentos.

Os restantes bancos já têm inscrito nos preçários valores para cobrar pelas transferências MB Way, só ainda não acionaram o custo. Pelas suas características, a aplicação para telemóveis tem registado uma forte adesão, particularmente entre os mais jovens.

Entre os bancos que já estão preparados para monetizar estas operações está a CGD, com um valor inscrito de 20 cêntimos que poderá ser aplicado em movimentos internos, ou seja dinheiro movimentado entre contas da Caixa, mas também para contas de outros bancos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Há 50 anos atrás seria certamente impensável que um dia nós para termos dinheiro no Banco ainda teríamos de pagar , onde chegou a pouca vergonha do sistema bancário e tudo lhes é permitido.

RESPONDER

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …