Bancos apostam na venda a crédito de diamantes, terços e até vinhos

Canadian Pacific / Flickr

Um balcão da Caixa Geral de Depósitos em Toronto, no Canadá

Em tempos de crise e com as taxas de juro do crédito à habitação cada vez mais baixas, os bancos nacionais estão a apostar na venda de joias, moedas, barras de ouro, terços e até vinhos através de créditos ao consumo. Neste caso, os juros podem chegar aos 17%, o que gera um lucro muito interessante para estas instituições.

No Dia Mundial da Poupança, o Público revela dados que apontam que os bancos estão a apostar na venda de produtos como joias, obras de arte, terços com Nossa Senhora de Fátima e até caixas de vinhos como forma de obtenção de dividendos através de créditos ao consumo, cujos juros podem rondar os 17%.

O jornal utiliza o exemplo da Caixa Geral de Depósitos que tem em marcha uma campanha para tentar aliciar os seus clientes a comprarem joias da “Colecção Diamantes“, através de cartões de crédito do banco do Estado.

O Público repara que a CGD enviou a um “universo alargado de clientes” um catálogo de joias, promovendo-o como “investimento sem risco” e que requer que quem queira aderir o faça através do crédito ao consumo, com juros que podem chegar a 17,3%.

Entre as joias promovidas, há um “pacote” que inclui brincos, anéis e colares a um custo de 6575 euros.

O pagamento pode ser feito em fracções e, no caso de se dividir por 12 meses, “a TAEG (taxa anual efectiva geral) atinge os 17,3% e, para quatro anos, chega a 15,2%”, sublinha o diário.

“Um anel com cinco diamantes custa 1995 euros no momento da compra e fica em 2616,48 euros no final do crédito a 48 meses”, repara ainda.

Esta iniciativa da Caixa não é a única e há outros bancos que têm campanhas similares, com garantias de grande rentabilidade para as instituições financeiras.

No site do BPI é possível verificar que o banco promove vinhos e champanhe, joias e o Livro Sporting por 2259 euros.

Vendem-se ainda a crédito esculturas de Nossa Senhora de Fátima, feitas com ouro e diamantes, cujo valor inicial de 8900 euros pode chegar a mais de 12 mil euros após 97 prestações.

No Millennium BCP há moedas e barras de ouro, corações de Viana em filigrana e terços Siza Vieira em ouro a 2950 euros, pode ver-se na sua página.

Já o Montepio aposta sobretudo em obras de arte e em pérolas, mas também vende a crédito vinhos e os famosos pratos e faqueiros da Vista Alegre.

No site da CGD, também é possível verificar que o “Terço das Rosas“, uma peça de joalharia feita de “pérolas e ouro de 19,2 quilates”, para assinalar o centenário das Aparições de Fátima, está totalmente esgotado. O preço inicial de cada unidade era de 5975 euros.

Por outro lado, o Público apurou que tanto o Novo Banco como o Santander Totta “abandonaram esta prática” de venda a crédito ao consumo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …