Banco de Portugal passa raspanete ao Tribunal de Contas por revelar quem é o devedor do Novo Banco

5

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Tribunal de Contas, José Tavares

O Tribunal de Contas revelou que o Banco Económico (ex-BESA) é um dos devedores do Novo Banco na sua mais recente auditoria. O Banco de Portugal e o Fundo de Resolução acusam o tribunal de violar o sigilo bancário.

Na auditoria que divulgou na semana passada, o Tribunal de Contas identificou o Banco Económico (anteriormente conhecido com BES Angola) como sendo um dos grandes devedores ao Novo Banco.

Na resposta, o Banco de Portugal e o Fundo de Resolução alertaram que a identidade do devedor está sujeita ao sigilo bancário e não deveria ter sido divulgada. No entanto, o Tribunal de Contas nega ao Expresso que tenha violado o dever.

O sigilo bancário determina que as instituições financeiras não podem divulgar os dados dos clientes, tendo como base a relação de confiança que há entre o cliente e o banco, estando o direito consagrado na lei.

Em 2021, o Banco Económico foi alvo de um acordo que mudou o mecanismo de capital contingente ao Novo Banco que foi criado durante a venda à Lone Star, que determinou que o pagamento de volta de mais de 10% da dívida será entregue ao Fundo de Resolução.

É a este acordo que a auditoria do Tribunal de Contas se refere, mencionando o nome do Banco Económico, algo que o Banco de Portugal reprova.

“A identificação é, nesta sede, protegida, por se tratar de informação sujeita a segredo e também para que não fiquem comprometidos os esforços de recuperação dos valores ainda devidos, mas que o Tribunal de Contas conhece”, lê-se no contraditório.

Já numa resposta enviada ao Expresso, o Tribunal de Contas contesta a resposta do Banco de Portugal e acusa a instituição liderada por Mário Centeno de também já ter identificado o Banco Económico como sendo um dos devedores do Novo Banco em  comunicados e de o próprio Novo Banco também o ter feito em relatórios seus.

ZAP //

5 Comments

  1. Muitos parabéns ao tribunal de contas, nós que andamos a tapar os buracos que os criminosos e burlões têm criado, temos todo o direito de saber quem eles são, ou estão com medo?
    Se calhar devem ter porque o povo começa a ficar farto!

  2. Eles não querem que Povo saiba porque aquilo foi “amanhado” por todos que estão ou no BP. ou no Ministério das finanças, ou na Associação de bancos ou em qualquer tacho e todos se protegem uns ao outros. Como todos têm telhados de vidro ninguém acusa ninguém. Eles precisam que o Povo esteja o menos esclarecido possível e vá pagando os seus impostos para eles comerem.

  3. Enquanto o Costa estiver no governo os portugueses acreditam, e estão sossegados, não estão preocupados nem acreditam na fábrica dos média que sabemos que estão ao serviço dos grupos de interesses,ou não fossem empresas de capitais privados com pessoal muito bem pago para facilmente serem amordaçados e domesticados, se isto é democracia, liberdade da comunicação social, onde nem as RTPs escapam ao controlo embora não dependa dos capitais privados estão sujeitos socialmente e na hierarquia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.