Banco de Portugal gastou quase 3 milhões de euros em carros novos em 6 anos

(dr) Banco de Portugal

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O Banco de Portugal adquiriu mais três automóveis novos pelo valor global de 105,7 mil euros (sem IVA). Os gastos da instituição de supervisão bancária em carros já ascendem a quase três milhões de euros em apenas seis anos.

Estes números são avançados pelo Dinheiro Vivo que fez as contas às viaturas novas adquiridas pelo Banco de Portugal (BdP) desde 2011, considerando que os gastos neste capítulo ascendem a quase três milhões de euros e sem contar com o IVA (Imposto de Valor Acrescentado).

No dia 1 de Fevereiro, o BdP assinou mais um contrato por ajuste directo com a empresa Caetano Baviera, representante da marca BMW, conforme se pode constatar no Portal Base dos contratos públicos.

Este novo contrato visa a aquisição de três automóveis no valor global de 105,7 mil euros, mais IVA.

O Dinheiro Vivo constata que o BdP gastou mais de 800 mil euros (acrescidos de IVA) em 19 contratos de aquisição de automóveis, nos últimos dois anos.

Só em 2016, há no Portal Base registados nove contratos do BdP com a Caetano Baviera para a aquisição de viaturas e de automóveis de passageiros. Esta empresa do grupo Salvador Caetano tem sido o principal fornecedor de carros do BdP.

Em 2015, o jornal i avançou que o BdP tinha gasto 2,1 milhões de euros (mais IVA) em 54 contratos de compra de automóveis novos desde 2011.

Na altura, um porta-voz da instituição tinha afirmado ao diário que “é política do Banco proceder à renovação gradual da frota, que totaliza 99 viaturas, sempre que as mesmas deixam de reunir condições de segurança e funcionalidade”.

“No período em causa, isto é, desde 2011, foram adquiridas 29 viaturas por nomeações para cargos directivos e 30 viaturas para renovação da frota, de acordo com a política implementada na instituição”, acrescentou a mesma fonte, notando que “as viaturas ao serviço do conselho de administração têm uma idade média de dez anos”.

Em 2014, o Correio da Manhã (CM) avançava que o BdP tinha gasto 634 mil euros em carros de luxo, frisando o supervisor tinha adquirido “17 automóveis topo de gama entre o início de 2013 e Fevereiro de 2014”.

Este jornal notava que “mais de metade da verba total gasta” tinha sido para a aquisição de 11 carros da marca BMW. O BdP teria até 2014, adquirido também 4 carros da Mercedes de “gama média-alta” e a viatura mais cara seria um modelo da Lexus, da Toyota, adquirido em Outubro de 2013 por quase 50 mil euros, frisava o CM.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

    • Depois querem impingir a ideia, de que são as reformas de miséria, que põe em causa a sustentabilidade da segurança social.

  1. Ha algo de errado nesta noticia.
    Carros de luxo por 35.000 euros – 105.000€ em 3 carros, 634.000 em 17 carros ?????
    Ou eu ando a ver as tabelas erradas, ou não é preciso abusar nos extras para atingir este valor !!!!!

    • Sim. E eles têm 99 carros… Porque motivo o Bando de Portugal tem de possuir viaturas? Que andem de transportes públicos como muitos Governantes por esse mundo fora. E estes nem governantes são…

      • Não são governantes, mas todos têm a mania das grandezas. Lembro-me de ha anos atrás, ter esta mesma situação sido foi comentada, e um dos políticos da época reagindo assim: “O que é que querem? Que o primeiro-ministro ande de Clio?”
        Se calhar (digo eu), até era um bom exemplo para quem nos exige austeridade. Mas é ilusório pensar que estas criaturas abdiquem das muitas benesses a que acham ter direito, entre elas a de andar de cu tremido em topos de gama, desde que… haja quem pague, e não bufe.

        • Ainda uma observação sobre “o holandês”.
          Vivi na Holanda durante uns anos, e quando lá cheguei, observei uma coisa curiosa. Numa firma de tamanho médio, o dono chegava de bicicleta. Um dos empregados portugueses, chegava de Mercedes.
          Tirem as conclusões que quiserem.

          • O português chegava de mercedes em segunda ou terceira mão e ao fim de semana ia passear a pé. O dono da “firma de tamanho médio” chegava de bicicleta e ao fim de semana ia passear a Paris ou Nova York.
            Aqui o ao contrasta é a moderação e necessidade relativa.

  2. Isto é o melhor que esse governador tem para apresentar? E os escandalos com os amigos banqueiros, o que fez ele e a sua equipe? Nada. Cambada de chulos, parasitas, so sabem viver a conta do contribuinte. E é para isto que querem ser independentes do governo. Para gastar a vara larga o dinheiro nestas negociatas. Demitam o velho. Razao, embora me custe admitir, tem o Holandês.

  3. o holandes tem razão, a malta ficou ofendida porque ninguem gosta de ouvir as verdades, sobretudo quando são inconvenientes
    Os insectos que temos tido no governo estão é muito mal habituados porque quando é o povo a dizer-lhes as verdades, eles nem ligam ja que as bocas vêem de baixo, mas quando essas mesmas bocas vêem de cima, fazem mossa.
    Alguém se lembra aqui ha uns anos aparecer 1a noticia num telejornal duma senhora grávida numa aldeia de trás os montes que precisou de ser transportada para o hospital com urgencia porque tinha entrado em trabalhos de parto, mas os bombeiros da zona ñ tinham € para gasóleo e tiveram de ser os proprios a desembolsar do proprio bolso para levarem a Sra ao hospital?
    Depois de tudo isto levamos com notícias destas??!!!
    Moral da história…
    Que porcaria de país é este?????

  4. estamos a precisar de uns elementos do Daesh lá para os lados do governo e dos cães grandes deste país pra fazer uma limpeza a fundo…

  5. Andamos a acolher refugiados, mas nós em breve é que vamos precisar de alguém, que nos acolha porque seremos os proximos a ter de abandonar este país.
    não ha quem possa viver neste país de ladroes e corruptos.

  6. oh Pah…voces não votam ou votaram neles!??!? Aguentem ora!!Enquanto o povo nada fizer, eles fazem o que lhes apetece! Agora só porque veio esta noticia é que ficam todos indignados! Isto acontece à dezenas de anos e mudou alguma coisa entretanto?! Depois ficam todos ofendidos quando o Holandês diz umas verdades! Portugal deve dinheiro e enquanto existirem gastos astronómicos e disparates económicos vai haver pessoas que falam que Portugal tem má reputação….existe um ditado que diz:” se não queres ser o lobo que não lhe vistas a pele”!
    Ainda hoje vi uma noticia que revela o espírito português. A visita pascal, nalguns casos, é um disparate ser à segunda feira, no entanto fazem-no! Um casal disse que é mais um dia de descanso e de festa! Pois o que o povo quer é festa e não quer saber se o país vai à bancarrota!

    • Por acaso estas um bocado trocado.
      O Banco de Portugal é um organismo independente, e nem sequer foi este governo que colocou quem lá está, foi o anterior governo que elegeu o governador do banco de Portugal e os seus copinchas.

      • que interessa quem foi que colocou o que!!!?!??!? Tudo a mesma escola..que adianta ser de a ou b?!!? fazem todos os mesmo!!!qual trocado qual carapuça!?!?!?Defendes quem come à grande para tu pagares?!!? Acorda!!

  7. Sim,gastam esse dinheiro todo.e agora? O que interessa saber é se será feito alguma coisa. Tanta petiçao,referendos e afins e nestas noticias nao se faz nada? Sempre que algo assim é exposto automaticamente deveria ser feita uma petiçao para ir a assembleia ser discutido,e dado em directo no jornal da noite para se poder ver e saber o que por la andam a fazer…

  8. Chulagem.
    Para a “competência” que estes individuos do Banco de Portugal têm demonstrado, com falhas sucessivas de supervisão que depois se refletem em nós, pois andamos a pagar os erros desta escumalha toda, deviam andar era de bicicleta.
    Neste país, quanto mais trampa fazem, maiores são os prémios e as regalias. É a antitese de tudo o que aprendi. Prémios e regalias visam, como se percebe, premiar bons desempenhos ora, desde quando é que este BdP tem tido bons desempenhos de análise e supervisão. É só broncas ( Banif, BPP, BPN, BES ). Chulos.

  9. Se Portugal tivesse a dimensão do território do Brasil (exemplo), o Zé Povo, estaria a pagar milhares de milhões só para carros.
    Perante este saca quem pode eu sugeria aos gestores públicos, independentemente de estarem nos bancos ou outras instituições do Zé povo, que começassem a comprar outras marcas como
    “Porsch 918 Spyder;Hennessey VenomGT;MeLarenP1;Pagani Huayra;Ferrari LaFerrari;Lamborghini Reventón, etc”
    O Zé, não deve ficar preocupado, todos sabemos que as dívidas não são para pagar, como diz o PCP e o BE.
    Falando à Zé Povo Lusitano, apenas digo que a culpa de todas estas baldas é dos Governos que tomaram o poder após o 25 de Abril. É esta a verdade, temos de chamar o boi pelo nome.
    O contrário é caso para dizer para que tem o Pais Governos e Deputados?Para quê eleições, se acabam por ser todos iguais?.
    Quando se está à frente de uma Governação que quando eleita por voto a que chamam democracia, devia ter uma responsabilidade acrescida, no controle da coisa pública, fazem o contrário, ou sejam procuram junto da porca se conseguem mamar numa das tetas.
    Cambada de irresponsáveis.

  10. mas afinal estes senhores não tem uma salário no final do mês? Não ganham o suficiente para fazer face as desprezas DELES ? que ainda, precisam de e ser os portugueses a pagar automóvel e outros…… isto é uma vergonha.

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …