Há uma baleia de 5 toneladas de plástico a rasgar um canal em Bruges

Uma enorme baleia – construída a partir de cinco toneladas de resíduos plásticos recolhidos do oceano – “vive” no canal da Bélgica, como parte da Trienal de Bruges de 2018. A escultura tem como objetivo sensibilizar para enorme número de resíduos plásticos existentes nos oceanos.

A obra foi desenvolvida pela empresa de arquitetura e design STUDIOKCA, de Nova Iorque, e visa chamar à atenção para o imenso volume de plástico que “nada” atualmente nos nossos oceanos.

A Trienal de Bruges deste ano tem como tema a “Cidade líquida” e a empresa de Brooklyn interpretou literalmente o mote, deixando claro o quão grande é o nosso desperdício de resíduos e a forma como este prejudica as “cidades líquidas”, ou seja, todos os oceanos.

“Propusemos-nos a recolher a maior quantidade possível de lixo dos oceanos durante quatro meses, transformando depois esse lixo na Skyscraper – uma baleia de quase quatro andares que parece estar a ser empurrada de um dos principais canais de Bruges, fazendo um arco sobre a praça histórica de Jan Van Eyck, localizada no centro da cidade”, descreveu a equipa.

Para reunir os resíduos necessários para a construção da escultura massiva, a empresa reuniu forças com o Hawaii Wildlife Fund, que os ajudou na limpeza de várias praias. Ao fim de quatro meses, tinham sido recolhidos cinco toneladas de lixo, desde tampas sanitárias até para-choques de carros.

No entanto, este não é o primeiro projeto da equipa STUDIOKCA que utiliza resíduos plásticos. A empresa já tinha realizado uma instalação em 2013, apelidada de Head in the Clouds, na qual construiram um enorme pavilhão em forma de nuvem a partir de 53.780 garrafas recicladas.

(dr) Chuck Choi / STUDIOKCA

Head in the Clouds, porjeto realizado em 2013 com garrafas de plástico

O número de garrafas utilizada equivale à quantidade de resíduos plásticos que a cidade de Nova Iorque produz a cada hora. Uma peça de 2015, que se encontra em São Paulo, foi criada a partir do número de resíduos que o Brasil produz em oito minutos.

No entanto, o recente projeto da baleia Skyscraper é, sem dúvida, o projeto mais ambicioso da empresa até ao momento.

Mais de 37 metros quadrados de resíduos de plástico foram limpos, separados e ligados a uma rede de arame que cobre uma estrutura de alumínio e aço. Construída inicialmente em Brooklyn, a peça foi desmontada em 107 partes e depois transportada para Bruges para reconstrução no local.

Além de ser uma obra maravilhosa do ponto de vista da estética e da engenharia, a escultura expressa com clareza o volume problemático de resíduos de plástico que nadam nos nossos oceanos.

Existem cerca de 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos a viver nos nossos oceanos neste preciso momento. Agora, restam 149.999.995 toneladas que ainda precisam de ser recolhidas.

ZAP // NewAtlas

PARTILHAR

RESPONDER

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …