Há uma baleia de 5 toneladas de plástico a rasgar um canal em Bruges

Uma enorme baleia – construída a partir de cinco toneladas de resíduos plásticos recolhidos do oceano – “vive” no canal da Bélgica, como parte da Trienal de Bruges de 2018. A escultura tem como objetivo sensibilizar para enorme número de resíduos plásticos existentes nos oceanos.

A obra foi desenvolvida pela empresa de arquitetura e design STUDIOKCA, de Nova Iorque, e visa chamar à atenção para o imenso volume de plástico que “nada” atualmente nos nossos oceanos.

A Trienal de Bruges deste ano tem como tema a “Cidade líquida” e a empresa de Brooklyn interpretou literalmente o mote, deixando claro o quão grande é o nosso desperdício de resíduos e a forma como este prejudica as “cidades líquidas”, ou seja, todos os oceanos.

“Propusemos-nos a recolher a maior quantidade possível de lixo dos oceanos durante quatro meses, transformando depois esse lixo na Skyscraper – uma baleia de quase quatro andares que parece estar a ser empurrada de um dos principais canais de Bruges, fazendo um arco sobre a praça histórica de Jan Van Eyck, localizada no centro da cidade”, descreveu a equipa.

Para reunir os resíduos necessários para a construção da escultura massiva, a empresa reuniu forças com o Hawaii Wildlife Fund, que os ajudou na limpeza de várias praias. Ao fim de quatro meses, tinham sido recolhidos cinco toneladas de lixo, desde tampas sanitárias até para-choques de carros.

No entanto, este não é o primeiro projeto da equipa STUDIOKCA que utiliza resíduos plásticos. A empresa já tinha realizado uma instalação em 2013, apelidada de Head in the Clouds, na qual construiram um enorme pavilhão em forma de nuvem a partir de 53.780 garrafas recicladas.

(dr) Chuck Choi / STUDIOKCA

Head in the Clouds, porjeto realizado em 2013 com garrafas de plástico

O número de garrafas utilizada equivale à quantidade de resíduos plásticos que a cidade de Nova Iorque produz a cada hora. Uma peça de 2015, que se encontra em São Paulo, foi criada a partir do número de resíduos que o Brasil produz em oito minutos.

No entanto, o recente projeto da baleia Skyscraper é, sem dúvida, o projeto mais ambicioso da empresa até ao momento.

Mais de 37 metros quadrados de resíduos de plástico foram limpos, separados e ligados a uma rede de arame que cobre uma estrutura de alumínio e aço. Construída inicialmente em Brooklyn, a peça foi desmontada em 107 partes e depois transportada para Bruges para reconstrução no local.

Além de ser uma obra maravilhosa do ponto de vista da estética e da engenharia, a escultura expressa com clareza o volume problemático de resíduos de plástico que nadam nos nossos oceanos.

Existem cerca de 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos a viver nos nossos oceanos neste preciso momento. Agora, restam 149.999.995 toneladas que ainda precisam de ser recolhidas.

ZAP // NewAtlas

PARTILHAR

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …