/

Baixos níveis de vitamina K associados à limitação da mobilidade em idosos

Níveis reduzidos de vitamina K circulante estão ligados a um aumento do risco de limitação da mobilidade e incapacidade em adultos mais velhos.

O nosso organismo requer a vitamina K em quantidades pequenas e regulares, uma vitamina essencial na formação de várias substâncias, conhecidas como fatores de coagulação. Esta vitamina trabalha em conjunto com a proteína C e S para coagular o sangue quando ocorrem lesões nos vasos sanguíneos e para evitar a formação excessiva de coágulos.

Níveis baixos de proteína K podem levar ao sangramento excessivo e aparecimento fácil de hematomas. esta vitamina tem sido implicada em doenças crónicas associadas ao aumento do risco de incapacidade de mobilidade, como a osteoartrite ou doenças cardiovasculares. No entanto, a associação entre a vitamina K e a limitação da mobilidade era, até agora, desconhecida.

Num estudo recente, cientistas propuseram-se a estabelecer esta associação e descobriram uma correlação positiva entre os níveis baixos desta vitamina e a limitação da mobilidade e incapacidade em idosos.

Kyla Shea, nutricionista no Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA) e autora do estudo, disse que, devido à população cada vez mais crescente de pessoas de terceira idade, torna-se importante compreender a variedade de fatores de risco para a incapacidade da mobilidade.

Citada pelo Tech Explorist, a cientista explicou que os níveis baixos de vitamina K têm sido associados ao aparecimento de doenças crónicas que, por sua vez, levam à incapacidade física, “mas a investigação em torno desta conexão está nos estágios iniciais”. “Estamos a basear-nos em estudos anteriores que descobriram que baixos níveis de vitamina K estão associados a um velocidade mais lenta do sangue e a um maior riso de osteoartrite.”

Este novo estudo examinou dois biomarcadores: os níveis circulantes de vitamina K (filoquinona) e uma medida funcional da vitamina K (plasma ucMGP). Através dos dados dos participantes, os cientistas descobriram que os adultos mais velhos com deficiência de vitamina K têm maior probabilidade de desenvolver limitações na mobilidade.

Por outro lado, a equipa descobriu que o biomarcador de plasma ucMGP não apresentou qualquer relação visível com a limitação e incapacidade de mobilidade.

Na prática, os idosos com baixos níveis circulantes de vitamina K tiveram quase 1,5 vezes mais probabilidade de desenvolver limitação de mobilidade e quase duas vezes mais hipóteses de desenvolver incapacidade de mobilidade em comparação com aqueles que apresentaram níveis suficientes. Isto verificou-se tanto em homens como em mulheres.

O estudo analisou dados de 635 homens e 688 mulheres, com idades compreendidas entre os 70 e os 79 anos.

Sarah Booth, autora do estudo publicado recentemente no Journals of Gerontology: Series A, disse que esta relação entre os baixos níveis de vitamina K circulante apoia ainda mais a associação desta vitamina com a incapacidade de mobilidade.

Os níveis de vitamina K circulante refletem a quantidade de vitamina K na dieta. As melhores fontes alimentares de vitamina K incluem verduras, como espinafre, couve e brócolos e alguns produtos lácteos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.