/

Não é só cá: número “não habitual” de baixas, alemães mais saudáveis do que parece

1

Os alemães estão, cada vez com mais frequência, a dizer que estão doentes. Faltam ao trabalho – mas estarão doentes?

As baixas médicas tomaram de conta da lista de agentes da Polícia de Segurança Pública.

No sábado passado o jogo de futebol entre Famalicão e Sporting foi adiado. Não havia agentes suficientes.

A própria direção da PSP ficou surpreendida: houve um “número não habitual de polícias que informaram que se encontravam doentes, comunicando baixa médica”.

“A PSP prontamente acionou meios policiais de outras unidades de polícia, meios esses que também vieram a comunicar situações de indisposição, com deslocação para unidades hospitalares”, lê-se em comunicado.

Na Alemanha está a verificar-se também um “número anormal” de baixas médicas. Mas a nível global, um pouco por todo o país.

Ao longo do ano passado o número de baixas atingiu o número mais alto de sempre.

Em 2023, em média cada trabalhador faltou ao trabalho 20 dias por alegadas razões médicas.

Por dia, 5,5% dos trabalhadores (igualmente uma média) estavam com baixa médica.

A maioria dos atestados mostra gripe ou COVID-19.

Mas, como se lê no jornal Handelsblatt, estes números são enganadores. Não revelam o nível real de problemas de saúde na população alemã.

O economista Nicolas Ziebarth avisa que há diversos indicadores que mostram que “os trabalhadores alemães são mais saudáveis ​​do que os números sugerem”.

Ou seja, muitas pessoas faltaram ao trabalho por motivo de saúde – mas o verdadeiro motivo não terá sido a saúde, muitas vezes.

Isto numa altura em que falta mão-de-obra na Alemanha, a nível geral.

Exportações e importações

As exportações da Alemanha caíram 1,4% em 2023, enquanto as importações desceram 9,7%, informou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis).

Em 2023, foram exportadas mercadorias no valor de 1,56 biliões de euros e as importações ascenderam a 1,35 biliões de euros, deixando a balança comercial com um saldo positivo de 209.600 milhões de euros.

Em dezembro, segundo dados ainda provisórios, as exportações caíram 4,6% e as importações 6,7% em relação ao mês anterior.

Em comparação com dezembro de 2022, as exportações caíram 4,6% e as importações 12,4%.

Em dezembro, o valor total das exportações foi de 125.300 milhões de euros e as importações ascenderam a 103.100 milhões de euros, resultando num excedente comercial de 22.200 milhões de euros.

As exportações para os países da UE ascenderam a 65.700 milhões de euros em dezembro, enquanto as importações destes países atingiram 54.300 milhões de euros.

Em comparação com o mês anterior, as exportações para a UE diminuíram 5,5% e as importações 7,4%.

As exportações para países não pertencentes à UE atingiram 57.800 milhões de euros em dezembro e as importações destes países atingiram 48.800 milhões de euros.

Em comparação com novembro, as exportações para estes países diminuíram 3,5% e as importações destes países 5,9%.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. É cá, lá e em toda a parte onde há murcoões que dê tudo são capazes para acederem a salario sem serviço e, como se não bastasse, ainda se servem de quem, de forma honrada cumpre a sua profissão .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.