As bactérias têm relógios internos (tal como nós)

Uma equipa de cientistas respondeu recentemente a uma pergunta biológica de longa data: Tal como os seres humanos, as bactérias têm relógios internos que se alinham com o ciclo de vida de 24 horas na Terra e são regulados pelos mesmos ritmos circadianos.

Os investigadores detetaram ritmos circadianos na bactéria não fotossintética Bacillus subtilis, utilizando a enzima luciferase, que permite que os cientistas vejam o quão ativo um gene está dentro de um organismo. O artigo científico com os resultados foi publicado no dia 8 de janeiro na Science Advances.

A equipa concentrou-se em dois genes chamados ytvA, que codificam um fotorreceptor de luz azul, e uma enzima chamada KinC, envolvida na indução da formação de biofilmes e esporos na bactéria.

Desta forma, os cientistas conseguiram observar os níveis dos genes no escuro constante em comparação com ciclos de 12 horas de luz e 12 horas de escuridão.

Segundo o Interesting Engineering, o padrão dos níveis de ytvA foi ajustado para o ciclo de luz e escuridão e os níveis aumentaram durante o escuro e diminuíram com a luminosidade. Além disso, os cientistas conseguiram observar um ciclo na escuridão constante.

Os cientistas também chegaram à conclusão de que demorou vários dias até que um padrão estável aparecesse, e que esse padrão poderia ser revertido se as condições fossem também revertidas. Estas duas observações são características comuns dos ritmos circadianos.

“Descobrimos, pela primeira vez, que bactérias não fotossintéticas podem dizer que horas são. Elas adaptam o seu funcionamento molecular à altura do dia“, explicou Martha Merrow, cientista da Ludwig Maximilians University, em Munique.

“Queremos usar as bactérias como um sistema-modelo para entender os mecanismos do relógio circadiano. As ferramentas de laboratório para esta bactéria são excelentes e devem permitir um progresso rápido”, acrescentou a investigadora.

Estudos anteriores mostraram que as bactérias fotossintéticas, que requerem luz para produzir energia, têm relógios biológicos. No entanto, as bactérias não fotossintéticas continuavam a ser um mistério para os cientistas. Pelo menos, até agora.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …