Bactérias kamikaze sacrificam-se para proteger a sua colónia de um ataque de antibióticos

Quando uma colónia de E. coli foi exposta a um antibiótico, apenas uma pequena quantidade da bactéria absorveu a molécula antimicrobial. Foi como se sacrificassem pelo resto da colónia sobreviver.

O estudo publicado, no passado mês de dezembro na revista eLife, revelou uma nova forma de auto-defesa das bactérias. Os cientistas usaram uma molécula antimicrobial conhecida como LL37, normalmente produzida pela pele humana e alguns órgãos para afastar bactérias externas.

De forma a rastrear a sua disseminação, os investigadores modificaram a molécula para que esta apresentasse um brilho verde. A experiência revelou-se surpreendente para os biólogos quando se depararam que apenas uma pequena porção da E. coli consumia a maior parte da LL37.

Estas bactérias comportam-se assim como uma espécie de “carne para canhão”, que permitia que o resto da colónia se desenvolvesse sem problemas. Apesar de o antibiótico abrandar o crescimento, nunca o impedia por completo.

Os investigadores desenvolveram um modelo matemático, que segundo Andrej Košmrlj, co-autor do estudo, “dá uma explicação prática de como este fenómeno funciona”. Segundo o New Atlas, Košmrlj constatou que “a concentração inibitória crítica de peptídeos antimicrobiais depende do número de bactérias”. Contudo, os cientistas continuam sem saber como explicar totalmente o comportamento das bactérias.

“As nossas descobertas têm implicações profundas para a evolução das bactérias, bem como na medicina, para o design e criação de novos antibióticos“, comentou o biólogo Sattar Taheri-Araghi, outro dos co-autores do estudo.

Esta não é, no entanto, a única forma de as bactérias se protegerem. Um estudo realizado prova também que as bactérias entram em “modo zombie” para sobreviver à fome. Quando sofrem de falta de nutrientes, algumas bactérias podem sobreviver entrando em sono profundo.

ZAP // New Atlas

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …