/

As bactérias viajam milhares de quilómetros pelo ar (e é assim que se tornam resistentes)

(dr) Yaroslav Ispolatov

As bactérias podem “voar” milhares de quilómetros pelo ar. Esta hipótese ajudar a explicar o motivo pelo qual o as bactérias prejudiciais partilham genes de resistência a antibióticos.

Konstantin Severinov, investigador e um dos autores do estudo, explica que a teoria sugere que deve haver um mecanismo em todo o planeta que garante a troca de bactérias em lugares distantes.

“Como as bactérias que estudamos vivem em água muito quente, a cerca de 71 graus Celsius, em locais remotos, não é possível imaginar que animais, pássaros ou seres humanos as transportem”, disse Severinov. “Elas devem ser transportados por via aérea e esse movimento deve ser muito extenso, para que as bactérias em locais isolados compartilhem características comuns”.

A equipa de Severinov estudou as “memórias moleculares” de bactérias e dos seus encontros com vírus, analisando memórias armazenadas no ADN bacteriano. O estudo foi recentemente publicado na Philosophical Transactions of the Royal Society B.

Os bacteriófagos, ou vírus das bactérias, são as formas de vida mais abundantes e omnipresentes do planeta, diz o estudo. Os vírus têm uma influência profunda nas populações microbianas, na estrutura da comunidade e na evolução.

Os cientistas recolheram bactérias Thermus thermophilus, amantes do calor, no Monte Vesúvio e fontes termais no Monte Etna, em Itália; em águas termais na região de El Tatio, no norte do Chile e na região de Termas del Flaco, no sul do Chile; e nas fontes termais no Caldera de Uzon, em Kamchatka, Rússia.

Nas células bacterianas infetadas por vírus, as memórias moleculares são armazenadas em regiões especiais do ADN bacteriano chamadas matrizes CRISPR. As células que sobrevivem às infeções passam as memórias para os seus descendentes. É a ordem dessas memórias permite aos cientistas acompanhar a história da interação bacteriana com os vírus ao longo do tempo, adianta a Europa Press.

Inicialmente, os cientistas pensavam que as bactérias da mesma espécie, que vivem em fontes termais a milhares de quilómetros de distância e isoladas umas da outras, teriam memórias muito distintas dos seus encontros com vírus, uma vez que todas as bactérias devem ter memórias independentes de infeções virais.

No entanto, “descobrimos que havia muitas lembranças compartilhadas: pedaços idênticos de ADN viral armazenados na mesma ordem no ADN de bactérias térmicas distantes”, disse Severinov.

A nossa investigação pode ser uma mais-valia para “estudos ecológicos e epidemiológicos de bactérias nocivas que compartilham genes de resistência a antibióticos em todo o mundo”. Além disso, o estudo acrescenta que as bactérias podem ser dispersadas pelo ar” em vez de viajarem através de humanos.

Os cientistas querem agora testar esta hipótese de transporte aéreo recolhendo amostras de ar em diferentes altitudes e lugares do mundo. Para isso, precisam de aviões, drones ou aviões de pesquisa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.