Há bactérias terríveis escondidas nos panos de cozinha

Por muito limpos que possam parecer os nossos panos de cozinha, a verdade é que escondem bactérias terríveis. Depois de um mês de utilização, cerca de metade dos panos recolhidos tinha bactérias.

Um estudo recente, levado a cabo pela Universidade da Maurícia, alerta para os fatores que aumentam os riscos de contaminação dos panos de cozinha, que diariamente usamos nas nossas casas.

Os investigadores envolvidos neste estudo analisaram 100 panos que tinham sido utilizados durante um mês, em tarefas simples como limpar a louça ou balcões de cozinha, e concluíram que a probabilidade de encontrar a bactéria E.coli aumenta quando se utiliza o mesmo pano para várias funções.

O Diário de Notícias adianta ainda que o tipo de dieta ou o tamanho do agregado familiar também revelaram ter influência.

O estudo, apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia, em Atlanta, demonstra que a composição da família e as práticas de higiene “afetam a carga microbiana dos panos de cozinha”, afirmou Susheela D Biranjia-Hurdoyal, que supervisionou o estudo.

“Descobrimos também que a dieta, tipo de utilização e a humidade nos panos de cozinha podem ser muitos importantes na promoção do crescimento de patogéneos responsáveis pelas intoxicações alimentares”, concluiu a investigadora.

Depois de um mês de utilização, metade dos panos recolhidos pelos cientistas tinham bactérias. Destes, 36,7% tinham coliformes, 36,7% Enterococcus spp e 14.3% S. aureus.

Os investigadores alertam: manter os panos secos, usar panos diferentes para diferentes funções, mantê-los afastados de carne e lavá-los com mais frequência são cuidados importantes para os panos que utilizamos diariamente não se tornarem um veículo de contaminação.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …

Cartéis mexicanos ganharam cerca de 40 mil milhões de euros em apenas 2 anos

Os grupos criminosos do México ganharam cerca de mil milhões de pesos (perto de 40 mil milhões de euros), entre 2016 e 2018, revelou na segunda-feira a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Governo mexicano. Durante …

O outono acaba de chegar ao hemisfério norte. E há uma razão para ter sido hoje

Setembro é o mês do regresso às aulas e ao trabalho. Após os dias quentes de verão, chega o outono. Este ano, a estação começa hoje, dia 22 de setembro, mais precisamente às 15h31, segundo …

Costa avisa que não há tempo a perder. País enfrenta "gigantesca responsabilidade"

O primeiro-ministro advertiu, esta terça-feira, que Portugal está perante "uma gigantesca responsabilidade" e "não pode perder tempo" com hesitações na execução dos fundos europeus nos próximos seis anos, tendo de conciliar "máxima transparência e mínimo …