/

Há bactérias terríveis escondidas nos panos de cozinha

4

Por muito limpos que possam parecer os nossos panos de cozinha, a verdade é que escondem bactérias terríveis. Depois de um mês de utilização, cerca de metade dos panos recolhidos tinha bactérias.

Um estudo recente, levado a cabo pela Universidade da Maurícia, alerta para os fatores que aumentam os riscos de contaminação dos panos de cozinha, que diariamente usamos nas nossas casas.

Os investigadores envolvidos neste estudo analisaram 100 panos que tinham sido utilizados durante um mês, em tarefas simples como limpar a louça ou balcões de cozinha, e concluíram que a probabilidade de encontrar a bactéria E.coli aumenta quando se utiliza o mesmo pano para várias funções.

O Diário de Notícias adianta ainda que o tipo de dieta ou o tamanho do agregado familiar também revelaram ter influência.

O estudo, apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia, em Atlanta, demonstra que a composição da família e as práticas de higiene “afetam a carga microbiana dos panos de cozinha”, afirmou Susheela D Biranjia-Hurdoyal, que supervisionou o estudo.

“Descobrimos também que a dieta, tipo de utilização e a humidade nos panos de cozinha podem ser muitos importantes na promoção do crescimento de patogéneos responsáveis pelas intoxicações alimentares”, concluiu a investigadora.

Depois de um mês de utilização, metade dos panos recolhidos pelos cientistas tinham bactérias. Destes, 36,7% tinham coliformes, 36,7% Enterococcus spp e 14.3% S. aureus.

Os investigadores alertam: manter os panos secos, usar panos diferentes para diferentes funções, mantê-los afastados de carne e lavá-los com mais frequência são cuidados importantes para os panos que utilizamos diariamente não se tornarem um veículo de contaminação.

ZAP // IFLScience

4 Comments

    • Um dia destes ainda hei-de ver uma parangona a anunciar que a vida na Terra veio dos panos de cozinha…
      (BTW, mesmo no aborto ortográfico, bactéria escreve-se com “c”, dado ser pronunciado).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.