Há bactérias terríveis escondidas nos panos de cozinha

Por muito limpos que possam parecer os nossos panos de cozinha, a verdade é que escondem bactérias terríveis. Depois de um mês de utilização, cerca de metade dos panos recolhidos tinha bactérias.

Um estudo recente, levado a cabo pela Universidade da Maurícia, alerta para os fatores que aumentam os riscos de contaminação dos panos de cozinha, que diariamente usamos nas nossas casas.

Os investigadores envolvidos neste estudo analisaram 100 panos que tinham sido utilizados durante um mês, em tarefas simples como limpar a louça ou balcões de cozinha, e concluíram que a probabilidade de encontrar a bactéria E.coli aumenta quando se utiliza o mesmo pano para várias funções.

O Diário de Notícias adianta ainda que o tipo de dieta ou o tamanho do agregado familiar também revelaram ter influência.

O estudo, apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia, em Atlanta, demonstra que a composição da família e as práticas de higiene “afetam a carga microbiana dos panos de cozinha”, afirmou Susheela D Biranjia-Hurdoyal, que supervisionou o estudo.

“Descobrimos também que a dieta, tipo de utilização e a humidade nos panos de cozinha podem ser muitos importantes na promoção do crescimento de patogéneos responsáveis pelas intoxicações alimentares”, concluiu a investigadora.

Depois de um mês de utilização, metade dos panos recolhidos pelos cientistas tinham bactérias. Destes, 36,7% tinham coliformes, 36,7% Enterococcus spp e 14.3% S. aureus.

Os investigadores alertam: manter os panos secos, usar panos diferentes para diferentes funções, mantê-los afastados de carne e lavá-los com mais frequência são cuidados importantes para os panos que utilizamos diariamente não se tornarem um veículo de contaminação.

ZAP ZAP // IFLScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …