Bactérias da clamídia prosperam na solidão das profundezas do Ártico

M.Hoppmann / Alfred Wegener Institute

Uma equipa internacional de cientistas descobriu que várias populações de bactérias que produzem a infeção sexualmente transmissível clamídia prosperam em sedimentos profundos do Oceano Ártico.

De acordo com os especialistas, que publicaram os resultados da nova investigação na revista Current Biology, estes núcleos de Chlamydia trachomatis vivem em condições desprovidas de oxigénio, a alta pressão e, aparentemente, sem um organismo hospedeiro.

A descoberta pode ajudar a perceber como é que a clamídia se tornou num patogénico humano e animal, tal como frisa a agência noticiosa espanhola Europa Press.

A clamídia e outras bactérias relacionadas, coletivamente referias como Chlamydiae, e todos os membros estudados neste grupo depende de interações com outros organismos para sobreviverem. As bactérias da clamídia interagem especificamente com organismos como animais, plantas e fungos e incluem organismos microscópicos como amebas e algas.

Estas bactérias passam grande parte das suas vidas no interior das células dos seus hospedeiros humanos, mas também em ursos e coalas.

Grande parte daquilo que se sabe sobre das Chlamydiae é baseada em estudos de linhagens patogénicas em laboratório, podendo agora o novo estudo ajudar a perceber se estas também existem noutros ambientes – alguns dos quais inesperados.

Nas profundezas do Ártico, estas bactérias proliferam em sedimentos profundos, na ausência de organismos hospedeiros considerados óbvios.

“Encontrar clamídia neste ambiente foi completamente inesperado e, como é obvio, levantou a questão: o que é que fazem aqui?”, disse Jennah Dharamshi, da Universidade de Uppsala, na Suécia, autora principal do estudo, citada em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …