/

Cientistas descobrem como bactérias evoluem depois de colonizarem novo ambiente

As bactérias evoluem seguindo um padrão comum depois de colonizar um novo ambiente, segundo concluíram cientistas espanhóis que compararam os dados genómicos de diferentes habitats.

As bactérias são os primeiros seres vivos a colonizar e popular qualquer novo ecossistema – como por exemplo o solo resultante de uma erupção vulcânica ou do retrocesso de um glaciar, ou o intestino de um bebé.

Segundo explicou Rüdiger Ortiz, investigador do espanhol Centro de Estudos Avançados de Blanes (CEAB-CSIC) e primeiro autor do estudo, as bactérias são a base de qualquer ecossistema, estão presentes em todo o planeta e sobrevivem em qualquer ambiente.

Há, inclusivamente, habitats nos quais só as bactérias podem viver. São os primeiros seres vivos a chegar e os únicos capazes de adaptar um ambiente desabitado para facilitar a chegada de outras espécies.

Segundo Ortiz, poder compreender as mudanças de uma comunidade microbiana, ou microbioma, e o papel que têm no futuro do ecossistema pode ajudar a restaurar e conservar habitats, a entender a dinâmica das bactérias que habitam no nosso sistema digestivo e preparar a colonização de outros planetas.

O estudo, publicado em fevereiro na revista “The ISME Journal”, demonstrou ainda que as comunidades microbianas de um habitat tendem a assemelhar-se entre si e que, independentemente do ambiente em estudo, e evoluem seguindo o mesmo padrão natural.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.