Todos nós temos uma bactéria potencialmente mortal na pele

Photoxpress

Uma equipa de investigadores alertou para o perigo de uma bactéria potencialmente mortal, que é tão abundante que reside na pele de todas as pessoas do mundo.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, liderada pelo investigador Sam Sheppard, identificou uma conjunto de 61 genes que permitem que esta bactéria – a Staphylococcus epidermidis – normalmente inofensiva, cause doenças potencialmente fatais.

Segundo os investigadores, estes genes fazem com que a bactéria se desenvolva na corrente sanguínea, impedindo a reposta imunológica do corpo e tornando a superfície celular muito pegajosa. Isto permite que estas bactérias consigam formar uma biopelícula e, desta forma, ser resistentes aos antibióticos.

Esta bactéria é um parente próximo da Staphylococcus aureus (MRSA), resistente à meticilina, que pode causar doenças tão graves como a septicemia ou a pneumonia.

Os cientistas responsáveis por esta investigação, publicada recentemente na Nature Communications, alertam que a Staphylococcus epidermidis é uma das principais causas de infeções que ameaçam a vida dos seres humanos após cirurgias. No entanto, esta bactéria é muitas vezes esquecida pelos médicos por causa da sua abundância.

Ao Science Daily, Sam Sheppard adianta que estas bactérias foram desde sempre “ignoradas clinicamente porque, muitas vezes, supõe-se que sejam apenas um contaminante em amostras de laboratório ou, então, tendem a ser simplesmente aceites como um risco conhecido das cirurgias”.

No entanto, o especialista acrescenta que, devido à sua abundância, estas bactérias podem evoluir muito rapidamente, podendo inclusivamente trocar genes entre si.

“Se não fizermos nada para controlar esta problemática, há o risco de esses genes causadores de doenças se espalharem mais amplamente pelo corpo, o que significa que as infeções pós-operatórias – resistentes a antibióticos – podem tornar-se ainda mais comuns”, concluiu Sheppard.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …