Todos nós temos uma bactéria potencialmente mortal na pele

Photoxpress

Uma equipa de investigadores alertou para o perigo de uma bactéria potencialmente mortal, que é tão abundante que reside na pele de todas as pessoas do mundo.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, liderada pelo investigador Sam Sheppard, identificou uma conjunto de 61 genes que permitem que esta bactéria – a Staphylococcus epidermidis – normalmente inofensiva, cause doenças potencialmente fatais.

Segundo os investigadores, estes genes fazem com que a bactéria se desenvolva na corrente sanguínea, impedindo a reposta imunológica do corpo e tornando a superfície celular muito pegajosa. Isto permite que estas bactérias consigam formar uma biopelícula e, desta forma, ser resistentes aos antibióticos.

Esta bactéria é um parente próximo da Staphylococcus aureus (MRSA), resistente à meticilina, que pode causar doenças tão graves como a septicemia ou a pneumonia.

Os cientistas responsáveis por esta investigação, publicada recentemente na Nature Communications, alertam que a Staphylococcus epidermidis é uma das principais causas de infeções que ameaçam a vida dos seres humanos após cirurgias. No entanto, esta bactéria é muitas vezes esquecida pelos médicos por causa da sua abundância.

Ao Science Daily, Sam Sheppard adianta que estas bactérias foram desde sempre “ignoradas clinicamente porque, muitas vezes, supõe-se que sejam apenas um contaminante em amostras de laboratório ou, então, tendem a ser simplesmente aceites como um risco conhecido das cirurgias”.

No entanto, o especialista acrescenta que, devido à sua abundância, estas bactérias podem evoluir muito rapidamente, podendo inclusivamente trocar genes entre si.

“Se não fizermos nada para controlar esta problemática, há o risco de esses genes causadores de doenças se espalharem mais amplamente pelo corpo, o que significa que as infeções pós-operatórias – resistentes a antibióticos – podem tornar-se ainda mais comuns”, concluiu Sheppard.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco vai reapresentar proposta de criação de juízos especializados em violência doméstica

O Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, anunciou este domingo a coordenadora do partido, Catarina Martins. Este domingo, ao anunciar que o Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, …

ISCEM vai fechar em setembro. Alunos só foram avisados agora

O ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial vai fechar antes do arranque do próximo ano letivo. A escola terá enviado cartas aos alunos, informando-os do encerramento. Depois de não ter sido acreditado institucionalmente pela Agência …

Zidane aponta à saída de Bale. "Se puder ir embora amanhã, melhor"

O futebolista galês Gareth Bale pode deixar o Real Madrid nos próximos dias, disse no sábado o treinador da equipa espanhola, Zinedine Zidane, que o deixou de fora na derrota por 3-1 com o Bayern …

Abel Xavier deixa seleção moçambicana de futebol

Abel Xavier deixa o cargo de selecionador moçambicano após falhar a qualificação para as últimas duas edições da Taça das Nações Africanas. O treinador Abel Xavier vai deixar o comando da seleção moçambicana de futebol, ao …

Quase 800 portugueses vão participar no maior encontro de escuteiros do mundo

Quase 800 jovens portugueses vão participar no 'World Scout Jamboree', o maior encontro de escuteiros do mundo, que vai acontecer nos Estados Unidos, entre 22 de julho e 2 de agosto, informou a Federação Escutista …

Rui Rio acusa PS de copiar propostas e ideias do PSD

Rui Rio acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?", questionou. O presidente …

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …

Praia de Fukushima reabre ao público oito anos depois do acidente nuclear

Este fim de semana, e pela primeira vez depois da catástrofe nuclear de Fukushima-1, os japoneses puderam voltar a nadar numa das praias da cidade afetada pelo terramoto e tsunami de 2011. De acordo com o …

"Greve do dia 12 vai ter repercussões muito mais graves do que as do mês de abril"

O sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para …