Todos nós temos uma bactéria potencialmente mortal na pele

Photoxpress

Uma equipa de investigadores alertou para o perigo de uma bactéria potencialmente mortal, que é tão abundante que reside na pele de todas as pessoas do mundo.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, liderada pelo investigador Sam Sheppard, identificou uma conjunto de 61 genes que permitem que esta bactéria – a Staphylococcus epidermidis – normalmente inofensiva, cause doenças potencialmente fatais.

Segundo os investigadores, estes genes fazem com que a bactéria se desenvolva na corrente sanguínea, impedindo a reposta imunológica do corpo e tornando a superfície celular muito pegajosa. Isto permite que estas bactérias consigam formar uma biopelícula e, desta forma, ser resistentes aos antibióticos.

Esta bactéria é um parente próximo da Staphylococcus aureus (MRSA), resistente à meticilina, que pode causar doenças tão graves como a septicemia ou a pneumonia.

Os cientistas responsáveis por esta investigação, publicada recentemente na Nature Communications, alertam que a Staphylococcus epidermidis é uma das principais causas de infeções que ameaçam a vida dos seres humanos após cirurgias. No entanto, esta bactéria é muitas vezes esquecida pelos médicos por causa da sua abundância.

Ao Science Daily, Sam Sheppard adianta que estas bactérias foram desde sempre “ignoradas clinicamente porque, muitas vezes, supõe-se que sejam apenas um contaminante em amostras de laboratório ou, então, tendem a ser simplesmente aceites como um risco conhecido das cirurgias”.

No entanto, o especialista acrescenta que, devido à sua abundância, estas bactérias podem evoluir muito rapidamente, podendo inclusivamente trocar genes entre si.

“Se não fizermos nada para controlar esta problemática, há o risco de esses genes causadores de doenças se espalharem mais amplamente pelo corpo, o que significa que as infeções pós-operatórias – resistentes a antibióticos – podem tornar-se ainda mais comuns”, concluiu Sheppard.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …