Superbactéria benigna presente na pele protege-nos do cancro

R. Gallo, Teruaki Nakatsuji / UC San Diego

Staphylococcus epidermidis cultivados numa placa de Petri

Uma bactéria benigna presente na pele, que tem a capacidade de nos proteger contra o cancro, foi identificada por investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, anunciou ter identificado uma bactéria benigna da pele, “prima” da famigerada superbactéria multi-resistente Staphylococus aureus, que tem a capacidade de proteger a epiderme contra o cancro.

“Identificámos uma estirpe de Staphylococus epidermidis, comum na pele humana saudável, que tem uma capacidade seletiva para inibir determinados tipos de cancro”, disse Richard Gallo, responsável pelo Departamento de Dermatologia da faculdade.

No trabalho, publicado recentemente na Science Advances, os investigadores revelam o potencial novo papel de um bactéria que está presente naturalmente na pele saudável. Além disso, sublinham que a ciência continua a surpreender todos os dias e a desvendar as camadas do microbioma da pele para revelar as suas propriedades protetoras.

“Esta espécie única de bactéria da pele produz um químico que mata vários tipos de células cancerígenas, mas não parece ser tóxico para as células normais”, refere um comunicado divulgado pela universidade.

O componente químico produzido é o 6-N-hydroxyaminopurina (6-HAP). Em experiências com ratos, os animais com Staphylococus epidermidis na pele que não produziram 6-HAP tiveram muitos tumores de pele depois de serem expostos a raios ultravioleta causadores de cancro. Pelo contrário, os ratos com a estirpe da bactéria que produz 6-HAP resistiram ao desenvolvimento de tumores.

Janice Carr / Wikimedia

A estirpe de Staphylococus epidermidis, comum na pele humana, tem capacidade seletiva de inibir certos tipos de cancro

A universidade explica que a 6-HAP é uma molécula que reduz a produção de ADN, conhecida como síntese de ADN, e previne a expansão das células tumorais transformadas, além de ter potencial para suprimir o desenvolvimento de tumores de pele induzidos por raios ultravioleta.

Os ratos que receberam injeções intravenosas de 6-HAP a cada 48 horas durante um período experimental de duas semanas não apresentaram efeitos tóxicos, mas quando transplantados com células de melanoma, o tamanho dos seus tumores foi suprimido em mais de 50% face aos registos.

“Há indícios crescentes de que o microbioma da pele é um elemento importante na saúde humana. Na verdade, reportamos anteriormente que algumas bactérias na nossa pele produzem péptidos antimicrobianos que defendem contra bactérias patogénicas como a Staphylococus aureus“, afirmou Gallo.

ZAP // Lusa / Science News

PARTILHAR

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …