Superbactéria benigna presente na pele protege-nos do cancro

R. Gallo, Teruaki Nakatsuji / UC San Diego

Staphylococcus epidermidis cultivados numa placa de Petri

Uma bactéria benigna presente na pele, que tem a capacidade de nos proteger contra o cancro, foi identificada por investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, anunciou ter identificado uma bactéria benigna da pele, “prima” da famigerada superbactéria multi-resistente Staphylococus aureus, que tem a capacidade de proteger a epiderme contra o cancro.

“Identificámos uma estirpe de Staphylococus epidermidis, comum na pele humana saudável, que tem uma capacidade seletiva para inibir determinados tipos de cancro”, disse Richard Gallo, responsável pelo Departamento de Dermatologia da faculdade.



No trabalho, publicado recentemente na Science Advances, os investigadores revelam o potencial novo papel de um bactéria que está presente naturalmente na pele saudável. Além disso, sublinham que a ciência continua a surpreender todos os dias e a desvendar as camadas do microbioma da pele para revelar as suas propriedades protetoras.

“Esta espécie única de bactéria da pele produz um químico que mata vários tipos de células cancerígenas, mas não parece ser tóxico para as células normais”, refere um comunicado divulgado pela universidade.

O componente químico produzido é o 6-N-hydroxyaminopurina (6-HAP). Em experiências com ratos, os animais com Staphylococus epidermidis na pele que não produziram 6-HAP tiveram muitos tumores de pele depois de serem expostos a raios ultravioleta causadores de cancro. Pelo contrário, os ratos com a estirpe da bactéria que produz 6-HAP resistiram ao desenvolvimento de tumores.

Janice Carr / Wikimedia

A estirpe de Staphylococus epidermidis, comum na pele humana, tem capacidade seletiva de inibir certos tipos de cancro

A universidade explica que a 6-HAP é uma molécula que reduz a produção de ADN, conhecida como síntese de ADN, e previne a expansão das células tumorais transformadas, além de ter potencial para suprimir o desenvolvimento de tumores de pele induzidos por raios ultravioleta.

Os ratos que receberam injeções intravenosas de 6-HAP a cada 48 horas durante um período experimental de duas semanas não apresentaram efeitos tóxicos, mas quando transplantados com células de melanoma, o tamanho dos seus tumores foi suprimido em mais de 50% face aos registos.

“Há indícios crescentes de que o microbioma da pele é um elemento importante na saúde humana. Na verdade, reportamos anteriormente que algumas bactérias na nossa pele produzem péptidos antimicrobianos que defendem contra bactérias patogénicas como a Staphylococus aureus“, afirmou Gallo.

ZAP // Lusa / Science News

PARTILHAR

RESPONDER

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …