Ameba mortal que ataca o cérebro impede texanos de usar água da torneira

Em causa está a ameba Naegleria fowleri, que ataca o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária.

Segundo o jornal online Observador, as autoridades do Texas, nos Estados Unidos, avisaram, na última sexta-feira, oito cidades para não utilizarem a água da torneira, que poderá estar contaminada por uma ameba que ataca o cérebro.

De acordo com a agência Associated Press, que cita o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, trata-se da Naegleria fowleri, uma ameba miscroscópica geralmente encontrada no solo e em recursos hídricos.

Normalmente, este protozoário infeta as pessoas quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz. A partir daí, viaja para o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária.

No início deste mês, o micróbio foi encontrado no corpo de uma criança, de seis anos, que acabou por morrer, na cidade de Lake Jackson.

No sábado, a Comissão de Qualidade Ambiental do Texas levantou o aviso inicial para as oito comunidades. No entanto, no caso de Lake Jackson, substituiu-o por outro no qual pede aos moradores para que fervam a água antes de a beber e/ou cozinhar.

As autoridades também aconselharam os residentes a evitar que a água entre pelo nariz durante o banho ou quando lavam a cara. O alerta será mantido até que as autoridades consigam escoar a água contaminada do sistema.

Segundo a AP, as primeiras mortes provocadas pela Naegleria fowleri, encontrada nos sistemas públicos de água potável dos EUA, ocorreram no sul do Louisiana, em 2011 e 2013.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.