/

O bacon pode fazer muito mal à nossa saúde mental

Um recente estudo concluiu que comer carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos em pessoas com distúrbios mentais.

Uma investigação conduzida pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que os pacientes que recebem cuidados médicos para sintomas maníacos são três vezes mais propensos a terem ingerido carne processada do que pacientes que estavam a ser tratados para outras condições psiquiátricas, como esquizofrenia.

O mecanismo que está por trás desta associação ainda não está claro, mas uma experiência subsequente realizada em cobaias que foram alimentadas com carne seca resultou num aumento significativo de movimentos e sinalização alterada no hipocampo dos animais.

Também foram observadas alterações na microflora intestinal dos ratinhos, o que sugere que os nitratos da carne afetam mesmo o sistema nervoso.

O transtorno bipolar é uma condição crónica de saúde mental caracterizada por mudanças dramáticas nos níveis de humor e energia, incluindo episódios maníacos que podem durar semanas ou até mesmo meses. Surpreendentemente, pouco se sabe sobre as causas desta doença.

Ainda assim, a dieta é uma área que tem atraído a atenção dos especialistas, com estudos a sugerir que uma alimentação ocidentalizada com alta carga glicémica pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas.

No mais recente estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, foram analisadas histórias clínicas de mais de mil pessoas, com e sem problemas mentais. Com esta investigação percebeu-se que, no primeiro grupo, a probabilidade de se ter comido carne processada recentemente era três vezes maior.

De acordo com a Visão, o estudo associa o consumo de nitratos, utilizados nas carnes processadas, a uma saúde mental mais reduzida. Numa experiência com ratos, os cientistas perceberam também que, depois de lhes darem uma dieta com adição de nitratos durante algumas semanas, os animais apresentaram sinais de hiperatividade.

Assim, os cientistas acreditam que a carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos dado que, na análise, foram tidos em conta vários alimentos e, segundo os investigadores, a carne processada destacou-se em grande escala.

Apesar de se saber que a genética e o ambiente também influenciam o aparecimento de transtornos bipolares, esta descoberta pode motivar investigações futuras que consigam criar mudanças na dieta dos doentes com estes distúrbios psicológicos de modo a diminuir os seus episódios maníacos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.