O bacon pode fazer muito mal à nossa saúde mental

Um recente estudo concluiu que comer carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos em pessoas com distúrbios mentais.

Uma investigação conduzida pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que os pacientes que recebem cuidados médicos para sintomas maníacos são três vezes mais propensos a terem ingerido carne processada do que pacientes que estavam a ser tratados para outras condições psiquiátricas, como esquizofrenia.

O mecanismo que está por trás desta associação ainda não está claro, mas uma experiência subsequente realizada em cobaias que foram alimentadas com carne seca resultou num aumento significativo de movimentos e sinalização alterada no hipocampo dos animais.

Também foram observadas alterações na microflora intestinal dos ratinhos, o que sugere que os nitratos da carne afetam mesmo o sistema nervoso.

O transtorno bipolar é uma condição crónica de saúde mental caracterizada por mudanças dramáticas nos níveis de humor e energia, incluindo episódios maníacos que podem durar semanas ou até mesmo meses. Surpreendentemente, pouco se sabe sobre as causas desta doença.

Ainda assim, a dieta é uma área que tem atraído a atenção dos especialistas, com estudos a sugerir que uma alimentação ocidentalizada com alta carga glicémica pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas.

No mais recente estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, foram analisadas histórias clínicas de mais de mil pessoas, com e sem problemas mentais. Com esta investigação percebeu-se que, no primeiro grupo, a probabilidade de se ter comido carne processada recentemente era três vezes maior.

De acordo com a Visão, o estudo associa o consumo de nitratos, utilizados nas carnes processadas, a uma saúde mental mais reduzida. Numa experiência com ratos, os cientistas perceberam também que, depois de lhes darem uma dieta com adição de nitratos durante algumas semanas, os animais apresentaram sinais de hiperatividade.

Assim, os cientistas acreditam que a carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos dado que, na análise, foram tidos em conta vários alimentos e, segundo os investigadores, a carne processada destacou-se em grande escala.

Apesar de se saber que a genética e o ambiente também influenciam o aparecimento de transtornos bipolares, esta descoberta pode motivar investigações futuras que consigam criar mudanças na dieta dos doentes com estes distúrbios psicológicos de modo a diminuir os seus episódios maníacos.

ZAP // HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …