“Back Then”. Portugueses criam jogo sobre um doente de Alzheimer e recebem 10 mil euros

Os portugueses Calebe Motta, Rúben Pereira, Carlos Pinto e Aquiles Dias criaram o jogo “Back Then”, onde o jogador assume o papel de um idoso com Azheimer, que mora num lar. Em vez de matar um vilão, tem de se descobrir a si próprio.

A ideia fez com que os quatro portugueses da Outriders & RP Studios fossem os vencedores do prémio “Melhor Jogo” do PlayStation Talents de 2019. Com isso, levaram para casa 10 mil euros e vão ter o apoio e escritórios da PlayStation para lançar o jogo nas consolas PS4.

Em declarações ao Observador, Rúben Pereira, game designer, disse que “os jogos não são só tiros, os jogos também podem ter essência”, relembrando o impacto que a sua “bisavó Laurinda” e os familiares com Alzheimer dos membros da equipa tiveram para a criação do videojogo.

Back Then é um jogo narrativo de exploração na primeira pessoa, onde a ação decorre num lar de idosos e se vive a história através dos olhos de um doente de Alzheimer numa cadeira de rodas.

O jogo divide-se em duas partes. “Uma é a parte do presente, em que se está numa cadeira de rodas, tem-se Alzheimer, e está-se num lar. E outra, no passado, em que vemos o deterioramento da personagem em si, como a família lida com ele, várias interações, vários caso de como tudo se vai sucedendo”. No fim, segundo diz o game designer, o que procuram não é dinheiro, “é que o jogador acabe o jogo e fique a pensar no assunto”.

A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas. A deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.

À medida que as células cerebrais vão sofrendo uma redução, de tamanho e número, formam-se tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas. A situação impossibilita a comunicação dentro do cérebro e danifica as conexões existentes entre as células cerebrais. Estas acabam por morrer e isto traduz-se numa incapacidade de recordar a informação.

Conforme a Doença de Alzheimer vai afetando as várias áreas cerebrais, vão-se perdendo certas funções ou capacidades. Quando a pessoa perde uma capacidade, raramente consegue voltar a recuperá-la ou reaprendê-la.

A edição de Playstation Talents 2019 decorreu esta quarta-feira em Lisboa, no espaço Suspenso. O vencedor da categoria “Melhor Jogo” deste concurso, além de ter o videojogo que quer desenvolver publicado e disponível para “106 milhões de consolas em todo o mundo”, recebe 10 mil de euros em dinheiro para o desenvolvimento.

Com isto, vem também um espaço físico em Lisboa para trabalharem no projeto durante 10 meses. A PlayStation promete ainda ajudar também na promoção e marketing do videojogo “nos canais PlayStation”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …