Os babuínos da Guiné têm “sotaques” parecidos (e emitem grunhidos em sinal de amizade)

No mesmo idioma é comum que algumas palavras sejam faladas de formas diferentes. Contudo, isto não acontece só com os humanos, pois os primatas também apresentam um comportamento semelhante. Os babuínos que vivem juntos têm sotaques parecidos, mas diferentes dos encontrados em outros grupos que não habitam ao seu redor.

Os primatas possuem uma capacidade de comunicação sofisticada em comparação com outros animais. São capazes de produzir uma grande variedade de sons, que podem ser usados para alertar os companheiros próximos. Além disso, podem mudar o tom usado para corresponder ao “assunto que está a ser tratado”, refere o Phys.

Uma equipa do German Primate Centre, liderada por Julia Fischer, realizou alguns testes de interação social com babuínos da Guiné que vivem no Parque Nacional Niokolo-Koba, no Senegal. Os especialistas perceberam que estes animais vivem em grupos, normalmente constituídos por um macho e várias fêmeas.

“Os babuínos vivem numa sociedade hippie e tolerante, onde os machos cuidam uns dos outros e há muito pouca competição”, explicou Fischer. De acordo com a investigadora, é comum que os machos emitam grunhidos em sinal de amizade.

Neste sentido, foram gravados sons de 27 machos para que pudesse ser feita uma avaliação da sua frequência, duração e chamada, de modo a avaliar as semelhanças.

Durante a pesquisa, a equipa conseguiu identificar que o sotaque dos babuínos que vivem juntos é semelhante. “Provavelmente é o resultado de serem expostos aos sons do seu grupo”, disse Fischer. A especialista sublinhou ainda que foram analisadas mais semelhanças dentro do mesmo grupo.

A investigadora revelou ainda que os babuínos podem estar a reproduzir sons que ouvem, assim como os humanos fazem, principalmente quando são crianças e ainda estão a aprender a falar.

Esta descoberta leva os investigadores a acreditar que apresentar o mesmo “sotaque” é importante para criar laços com o grupo onde se inserem, e desta forma aumentar o nível de confiança.

O estudo foi publicado no The Royal Society no dia 16 de dezembro de 2020.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …