“Aviso à Humanidade”. Parem de matar insetos, antes que seja tarde demais

Metade do milhão de espécies animais e vegetais em extinção são insetos e os cientistas alertam, num “aviso à Humanidade”, que o seu desaparecimento pode ser catastrófico.

“A atual extinção de insetos é profundamente preocupante. No entanto, aquilo que sabemos é só a ponta do icebergue”, afirma à AFP Pedro Cardoso, biólogo do Museu Finlandês de História Natural e autor principal do estudo publicado, este domingo, na revista científica Biological Conservation.

“A atividade humana é responsável por quase todas as quedas e extinções na população de insetos”, acrescenta o investigador, entre as quais se inclui a diminuição e a degradação do habitat; o uso de poluentes, especialmente inseticidas; as espécies invasoras; a sobre-exploração (mais de 2000 espécies de insetos fazem parte da dieta humana) e as mudanças climáticas.

“Com a extinção de insetos, perdemos muito mais do que espécies. Muito insetos são provedores vitais de serviços insubstituíveis” — polinização, ciclagem de nutrientes e controlo de pragas são alguns desses casos.

Os cientistas estimam que o número de espécies de insetos se situa em cerca de 5,5 milhões. Deste, apenas um quinto dos animais foram identificados. “O número de espécies ameaçadas e extintas é lamentavelmente subestimado, porque muitas são raras ou ainda não foram descritas”, explica o biólogo.

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) avaliou apenas 8400 espécies de insetos do milhão em extinção que se sabe existir.

Há um quarto de século, os cientistas emitiram um primeiro “aviso à Humanidade” sobre o colapso da Natureza. Em 2017, emitiram um segundo aviso, assinado por 15 mil cientistas. Quantos avisos vão ser precisos para mudar?

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. «…Há um quarto de século, os cientistas emitiram um primeiro “aviso à Humanidade” sobre o colapso da Natureza. Em 2017, emitiram um segundo aviso, assinado por 15 mil cientistas. Quantos avisos vão ser precisos para mudar?…» – in ZAP aeiou

    Só 15 mil? Porquê que não foram quinze mil e um, ou quinze mil e quinhentos, se é assim tão grave?

    • Estive a fazer uma contagem e na realidade não foram 15.000 foram exatamente 15.105, as desculpas pela imprecisão da contagem.
      Qual a importância de ser 15105 e 15000 ou o que for, são muitos.
      Agora que o bicho homem anda a cavar a sua sepultura, é verdade, que a revolução industrial veio dar uma ajuda é verdade. Se não mudarmos a nossa forma de viver é esse o caminho, a sepultura da espécie.
      De certeza que as espécies sobreviventes vão sentir as diferenças, do desaparecimento da espécie dominante mas para muito melhor. E vão dizer até que enfim o equilibrio natural finalmente foi reposto.

  2. O Presidente João Lourenço vai finalmente decretar o fim da caça aos marimbondos, de imediato após a leitura deste artigo. Pfizer, Bayer, BASF pararam de imediato o fabrico nas linhas de medicamentos contra pulgas, percevejos, carraças e até chatos. Está proibida a caça aos gafanhotos no Sudāo.
    Ora se se forem encher de moscas!

  3. Pois é meus amigos comentadores, os insectos pertencem á NATUREZA que é mãe e assim os humanos a destroe.
    Pois há mosquitos porque matam quem se alimentava deles.
    É saber que na era romana não havia mosquitos, porque era alimentação que hoje os humanos mataram e matam quem os comia!
    O humano destroe o mundo, com guerras, odio, e tudo mais…

  4. Os 15105 e os restantes preocupados com os insetos que venham aqui ao Alentejo ver a nossa diversidade de bichos. Aqui temos espécies extintas desde a era dos Romanos.
    Então políticos milionários, ladrões e capitalistas é aos montes.

    • Só faltou aí implantarem o comunismo pois andariam possivelmente agora a comer insectos e outra bicharada e mais extinções teriam!

  5. Enquanto os humanos não se mentalizarem que sobretudo um controlo da natalidade poderá salvar o planeta, nada estará resolvido. Quando se houve falar em previsões de grande aumento da população mundial basta perceber que o planeta não aumentará de tamanho e que a casa começará a ficar apertada para tantos habitantes e o quintal com menos recursos, é apenas isto!.

RESPONDER

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …