Oito aviões Hawker Hurricane, da II Guerra Mundial, foram encontrados numa floresta a sul de Kiev. Terão sido enterrados “deliberadamente” pela URSS.
Foram encontrados, este fim-de-semana, destroços de aeronaves britânicas da II Guerra Mundial, nos arredores de Kiev.
Os “restos enferrujados”, como descreveu a BCC, de oito aviões de combate Hawker Hurricane estavam enterrados numa floresta, nos arredores da capital ucraniana.
As aeronaves foram enviadas, pela Grã-Bretanha, para a União Soviética (URSS), depois da Alemanha nazi ter invadido o país em 1941.
Os aviões foram encontrados, através de um detetor de metais, depois de uma bomba não detonada, da II Guerra Mundial, ter sido detetada nas proximidades.
O local está agora a ser escavado pelo Museu Nacional de Aviação da Ucrânia. O objetivo é identificar o máximo de destroços possível, para que os aviões possam ser remontados e postos em exposição.
Valerii Romanenko, chefe de pesquisa do museu, disse à CNN que os ‘artefactos’ encontrados têm um papel importante na história da Ucrânia.
“Os Hawker Hurricane são um símbolo da assistência britânica, durante os anos da II Guerra Mundial. O Reino Unido é ainda hoje um dos maiores fornecedores de equipamento militar para o nosso país”, disse Valerii Romanenko.
“Em 1941, a Grã-Bretanha foi a primeira potência a fornecer aviões de caça à União Soviética, em grande escala. Agora, o Reino Unido é o primeiro país a fornecer mísseis de cruzeiro Storm Shadow às nossas forças armadas”, salientou.
Conta a BBC que os Hawker Hurricane faziam parte de um pacote de apoio militar aliado à URSS, pago pelos EUA, sob o chamado esquema Lend-Lease.
Atualmente, uma legislação idêntica está a ser usada pelo governo norte-americano, para enviar ajuda militar à Ucrânia.
“É muito raro encontrar este tipo de aviões na Ucrânia, mas é muito importante para a história da nossa aviação, porque nenhuma aeronave Lend-Lease foi encontrada aqui antes”, disse, à BBC, Oleks Shtan, ex-piloto, que lidera a investigação.
Muitos destes aviões terão sido “deliberadamente” partidos e enterrados depois da Guerra, para que a URSS não tivesse de pagar aos EUA. Sob a legislação Lend-Lease, a União Soviética teria sido obrigada a pagar os equipamentos militares doados que, após o fim da Guerra, permaneceram intactos.
Por esse motivo, os aviões terão sido arrastados, partidos e, posteriormente, enterrados numa floresta a sul de Kiev – que até 1991 fez parte da URSS.
Os oito Hawker Hurricane agora encontrados foram usados na II Guerra Mundial, essencialmente, para defender os principais centros de transporte – como estações ferroviárias e entroncamentos.
Ainda vão dar jeito para atacar a Rússia. É colar isso com super cola e siga…
hahaha
Os russos não mudam! Sempre a sonegar provas, sempre na mentira, os verdadeiros artistas. E o mundo tem de aturar isto até quando?