/

Avião solar fez mais 1.200 km da sua admirável volta ao mundo

@solarimpulse / Twitter

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

O avião Solar Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, partiu na madrugada deste sábado em mais uma etapa da sua volta ao mundo, desta vez ligando cidades norte-americanas numa viagem de cerca de 1.200 quilómetros e 18 horas.

O avião deixou o aeroporto internacional de Tulsa, no estado norte-americano de Oklahoma, pelas 04:22 hora locais (08:22 em Lisboa) e aterrou em Dayton, no estado do Ohio, às 23:00 locais (02:00 em Lisboa).

No site oficial do projecto foi possível assistir à viagem e segui-la minuto a minuto com comentários e fotografias da equipa, bem como ter mais informação sobre o projeto e as rotas definidas.

“A caminho de Dayton. Dezoito horas sem uma gota de combustível. E diziam que era impossível...”, escreveu nas redes sociais o piloto suíço André Borschberg, um dos criadores do projeto.

Em julho do ano passado, Borschberg entrou para a história da aviação ao realizar um voo a solo de mais de 120 horas, na etapa Japão-Havai, na viagem que o Solar Impulse está a empreender à volta do mundo.

Antes de chegar a Tulsa, o Solar Impulse II completou já 10 etapas: de Abu Dhabi (nos Emirados Árabes Unidos), a Muscat (Omã), a Ahmedabat e a Varanasi (ambas na Índia), a Mandalay (Myanmar), a Chongqing e a Nanjing (ambas na China), a Nagoya (Japão), percorreu o oceano Pacífico até ao Havai, chegou a São Francisco (Califórnia, Estados Unidos), parando ainda em Phoenix (Arizona).

O avião solar deverá agora continuar a sua viagem até Nova Iorque, estando previsto que atravesse o oceano Atlântico em direção ao continente europeu, partido depois para o norte de África e terminando em Abu Dhabi, onde começou esta volta ao mundo, em março de 2015.

O projeto, liderado por dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg, pretende consciencializar e convencer os diferentes líderes políticos da necessidade de implementar soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.