Avião solar fez mais 1.200 km da sua admirável volta ao mundo

@solarimpulse / Twitter

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

O avião Solar Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, partiu na madrugada deste sábado em mais uma etapa da sua volta ao mundo, desta vez ligando cidades norte-americanas numa viagem de cerca de 1.200 quilómetros e 18 horas.

O avião deixou o aeroporto internacional de Tulsa, no estado norte-americano de Oklahoma, pelas 04:22 hora locais (08:22 em Lisboa) e aterrou em Dayton, no estado do Ohio, às 23:00 locais (02:00 em Lisboa).

No site oficial do projecto foi possível assistir à viagem e segui-la minuto a minuto com comentários e fotografias da equipa, bem como ter mais informação sobre o projeto e as rotas definidas.

“A caminho de Dayton. Dezoito horas sem uma gota de combustível. E diziam que era impossível...”, escreveu nas redes sociais o piloto suíço André Borschberg, um dos criadores do projeto.

Em julho do ano passado, Borschberg entrou para a história da aviação ao realizar um voo a solo de mais de 120 horas, na etapa Japão-Havai, na viagem que o Solar Impulse está a empreender à volta do mundo.

Antes de chegar a Tulsa, o Solar Impulse II completou já 10 etapas: de Abu Dhabi (nos Emirados Árabes Unidos), a Muscat (Omã), a Ahmedabat e a Varanasi (ambas na Índia), a Mandalay (Myanmar), a Chongqing e a Nanjing (ambas na China), a Nagoya (Japão), percorreu o oceano Pacífico até ao Havai, chegou a São Francisco (Califórnia, Estados Unidos), parando ainda em Phoenix (Arizona).

O avião solar deverá agora continuar a sua viagem até Nova Iorque, estando previsto que atravesse o oceano Atlântico em direção ao continente europeu, partido depois para o norte de África e terminando em Abu Dhabi, onde começou esta volta ao mundo, em março de 2015.

O projeto, liderado por dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg, pretende consciencializar e convencer os diferentes líderes políticos da necessidade de implementar soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …