Avião quase chocou com drone ao aterrar no Porto

Kuba Bożanowski / Wikimedia

Boeing 737-800 da TVF Travel Service

Boeing 737-800 da TVF Travel Service

Um avião que se preparava para aterrar esta quinta-feira no aeroporto do Porto quase colidiu com um ‘drone’ a 450 metros de altitude, obrigando a tripulação a realizar várias manobras, disseram à agência Lusa fontes do setor aeronáutico.

O incidente ocorreu cerca das 16:40, no momento em que o Boeing 737-800, com capacidade para cerca de 160 passageiros, da companhia TVF, France Soleil, grupo Air France/KLM, estava na aproximação final para aterrar, a 3,5 quilómetros da pista 35.

O drone que se aproximou obrigou o avião a efetuar diversas manobras para evitar a colisão – “e foi a perícia da tripulação que evitou um grave acidente” com o Boeing 737-800, que tinha descolado de Paris, acrescentando as fontes citadas.

Contactada pela agência Lusa, a NAV Portugal, responsável pela gestão do tráfego aéreo, confirmou o incidente, acrescentando que o mesmo foi reportado à Autoridade Nacional da Aviação Civil e ao Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), que já confirmou também ter sido notificado do incidente.

O diretor do GPIAAF, Nelson Oliveira, explicou que, como este tipo de ocorrência não é de investigação obrigatória, e o GPIAAF não dispõe de meios humanos para as investigações que não sejam obrigatórias, o incidente não será investigado por este organismo.

O GPIAAF apenas dispõe, atualmente, de dois investigadores para a área aeronáutica. Este tipo de incidentes são essencialmente do foro criminal, sublinha Nelson Oliveira.

O diretor do GPIAAF relatou ainda que, desde o início do ano, este o quarto relato deste tipo de incidentes que chegaram ao GPIAAF: dois ocorreram em Lisboa e os outros dois, com o desta quinta-feira, no Porto.

Em 2016, o extinto Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) – que deu origem ao GPIAAF – recebeu 31 reportes de incidentes com Sistemas de Aeronaves Pilotadas Remotamente, vulgarmente designados por ‘drones’, a maioria registados nas proximidades do Aeroporto de Lisboa.

Dados facultados no ano passado à Lusa pelo então GPIAA mostravam que as restantes ocorrências se verificaram noutros aeroportos de Portugal continental e nas ilhas.

Um dos incidentes mais graves aconteceu na tarde de 11 de dezembro, quando um funcionário alertou para a presença de um destes aparelhos sobre uma das placas do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Na ocasião, a situação obrigou ao adiamento da descolagem de um avião e condicionou durante cerca de meia hora a operação de uma das pistas do aeroporto.

Outro dos reportes foi feito a 21 de dezembro no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, quando, durante uma revista, os funcionários encontraram na pista um ‘drone’ que tinha sido avistado a sobrevoar a área de aproximação do aeroporto ao final de tarde do dia anterior.

O aparelho nunca foi reclamado por ninguém.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bem segundo o que leio ninguém investiga nada, pode ser causa de morte de centenas de passageiros, mas quem é o imbecil dono do brinquedo não é importante…!… neste País mais nada me admira !

  2. A Lei portuguesa, alguem ha lido a Lei, e de risse, na Espanha, cada Drone tem uma matricula como um carro, deve de registado, o donho deve de ter carta de piloto de Drones, cada drone deve ter um seguro importante para mais de 1 milhao de eur. Está terminantemente proibido voar a 5 km de aeroportos a uma altura maior de 120 m, em zonar urbanas, e azima de casas, hospitais, etc. etc. e deve ter permiso da autarquía para o dia em que vai voar. Amén. Aqui em Portugal é um brinquedo. Deu meus.

    • Tanta asneirada!…
      Nem sabe o que se passa em Portugal vem para aqui falar de Espanha e escrever parvoíces…
      Quando se mistura ignorância com estupidez, o resultado são comentários de “alta qualidade” como o seu!…
      Agora vá informar-se…

      • Se calhar diz o senhor mais asneiras do que ele. Vá informar-se primeiro! E ele escreve mal porque é obviamente espanhol. Mas isso também não terá apanhado.

        • Olha outro ‘iluminado”!…
          Espanhol, português ou chinês, é igual – quando não se sabe, não se deve emitir opinião (senão é a asneirada que se vê)!!
          O mesmo se aplica a si!!
          .
          Como já se percebeu que tem tempo para fazer comentários completamente imbecis, mas não para se informar correctamente, fica já a saber que é MENTIRA que cada drone (em Espanha!) tenha matricula/registo, é MENTIRA que o dono de cada drone tenha que ter carta/licença, é MENTIRA que cada drone tenha que ter seguro (quanto mais de 1 milhão de eur!!), etc, etc, etc…
          Se conseguir encontrar legislação (espanhola) que contrarie isto, coloque-a aqui; senão, remeta-se ao silencio (como devia ter feito o sr e o tal “espanhol” mal informado)!!
          Percebido?

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …