Copiloto a fumar provocou queda a pique de avião

A queda de 7.500 metros a pique do avião num voo da Air China deveu-se a um erro do copiloto, que estava a fumar um cigarro electrónico e se enganou a desligar o ventilador, divulgaram as autoridades.

Cerca de meia-hora depois de o voo CA106 desta terça-feria ter partido de Hong Kong, com 153 passageiros a bordo, as máscaras de oxigénio caíram do tecto do avião, que imediatamente desceu a pique mais de 7500 metros.

O avião, um Boeing 737, recuperou depois a altitude e voou em segurança até ao destino final, a cidade de Dalian, no nordeste da China.

Segundo revelaram investigações preliminares divulgadas pelas autoridades, o copiloto tentou, sem avisar o piloto, desligar o ventilador de circulação do ar, para evitar que o fumo chegasse à cabine.

“No entanto, terá por engano desligado o aparelho de ar condicionado que estava ao lado, resultando em oxigénio insuficiente na cabine e um alerta de altitude“, afirmou um responsável da Administração Civil da China, Qiao Yibin, citado pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Segundo diz o responsável do regulador chinês, citado pela BBC, o comandante da aeronave teve que realizar manobras de emergência. Quando um avião perde pressão na cabine, o piloto deve accionar as máscaras de oxigénio e fazer baixar rapidamente a altitude para garantir a segurança do passageiro.

Não foram reportados feridos entre os passageiros ou danos no avião.

“Estamos a investigar as causas em pormenor. Caso se confirmem as suspeitas, vamos atuar de acordo com a lei e as regulações e lidar com esta questão de forma rigorosa”, acrescentou o responsável, segundo o qual estão a ser analisados “em grande detalhe” os registos do voo e a gravação de voz da cabine do cockpit.

Segundo adiantou entretanto o South China Morning Post, a administração da Air China decidiu despedir os pilotos envolvidos no incidente. “Após uma investigação ao incidente, decidimos suspender a tripulação envolvida e terminar os seus contratos, ao abrigo da lei. Os responsáveis por este incidente foram tratados de forma muito séria”, anunciou um responsável da companhia.

(dr) Weibo

Passageiro do voo CA106 da Air China mostra as máscaras de oxigénio accionadas durante o incidente

Fumar é expressamente proibido em voos comerciais, incluindo cigarros electrónicos, que foram proibidos em 2006.

No entanto, diz a BBC, tem havido relatos de pilotos vistos a fumar em outros voos de companhias chinesas – incluindo o caso de um voo de Hong Kong, para Pequim, em 2015, no qual os passageiros reclamaram do intenso cheiro a fumo de tabaco proveniente da cabine de pilotagem.

ZAP // Lusa / SCMP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se o avião era um Boeing 737, porque é que a ZAP põe no artigo uma foto de um Boeing 747? Será que são assim tão difíceis de distinguir?

    • Caro Fernando,
      Obrigado pelo reparo.
      Sim, o 747, com a sua “corcunda” característica, é inconfundível. Até um Airbus A200 era mais parecido com um 737.
      Mas a foto é meramente ilustrativa de uma aeronave da frota da Air China, não representa o aparelho que efectivamente fez o voo CA106.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …