“Avião fantasma” despenhou-se no Báltico com tripulantes já mortos a bordo

1

Chris Kennedy / Flickr

Cessna 551 Citation II N5TR, modelo semelhante ao que caiu no Báltico.

A despressurização da cabine terá sido a causa do acidente. Os tripulantes já estariam inconscientes ou mortos antes da queda.

Um jato privado despenhou-se, ao final da tarde deste domingo, perto da Letónia, em pleno mar Báltico. A aeronave Cessna 551 — que já tinha 43 anos — partiu de Jerez de la Frontera, no sul de Espanha, e tinha como destino Colónia, na Alemanha.

A última vez que o comandante do avião tinha comunicado com terra foi na altura em que se preparava para entrar em França. O piloto avisou que a cabine tinha despressurizado e, daí em diante, todas as tentativas de comunicar com a aeronave foram falhadas.

A bordo seguia uma família alemã, proprietária da aeronave. O pai tinha 72 anos, a sua mulher tinha 68 anos e a filha tinha 26 anos. Seguiria também a bordo um homem de 27 anos, que não tinha relações de parentesco com os restantes passageiros, descreve o El País.

O portal FlightRadar24, que acompanha as rotas dos aviões em direto, registou a trajetória do Cessna 551, que depois de passar Colónia, seguiu em piloto automático, em linha reta, até se despenhar no Báltico. Cerca de 290 mil assistiram em direto à queda do jato privado através do site.

A NATO mobilizou caças para acompanhar a trajetória do avião, que se despenhou em circunstâncias misteriosas, escreve o Público. O avião privado voou durante 4 horas e 51 minutos, após ter descolado por volta das 14h56 e caído às 19h45.

Segundo a Reuters, as autoridades relataram que os pilotos dos caças não conseguirem ver ninguém no cockpit da aeronave.

As autoridades acreditam que a despressurização da cabine terá levado à perda de sentidos ou até morte dos tripulantes e do piloto ainda antes da queda.

“Soubemos que o avião se despenhou (no oceano) a noroeste da cidade de Ventspils, na Letónia”, avançou um porta-voz dos serviços de salvamento da Suécia. “Desapareceu do radar”.

A aeronave foi acompanhada no espaço aéreo sueco até esgotar o combustível e, eventualmente, ter caído ao mar. Entretanto, a Letónia já enviou navios para o local do acidente para busca e salvamento. O Centro de Resgate Marítimo e Aéreo da Suécia também enviou vários helicópteros e aeronaves para o local.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.