Avião de Eduardo Campos virou-se. Peritos apontam erro humano

O avião que transportava o candidato à presidência do Brasil Eduardo Campos e seis outras pessoas poderá ter voado “invertido”, ou seja, “com a barriga para cima”, antes de sofrer a queda, segundo alguns especialistas ouvidos pela BBC em França e nos Estados Unidos.

O avião, um Cessna Citation, caiu em Santos, no litoral de São Paulo, no dia 13. A BBC pediu a especialistas em aviação para analisar o vídeo que mostra a aeronave ainda no céu, poucos segundos antes da sua queda.

O vídeo foi divulgado esta semana por uma afiliada da TV Globo. As imagens do momento da queda foram filmadas por uma câmera instalada em um prédio em construção.

O especialista em aviação Jean Serrat, ex-piloto da Air France e ex-vice presidente do Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha (SNPL) da França, acha que o avião estava invertido pouco antes da queda e ressalta que, se isso ocorreu, foi erro de pilotagem.

“É possível pensar que na hora de arremeter – procedimento em que o piloto, durante uma aterragem que não pode ser efectuada, decide voltar a subir – o avião estivesse a uma velocidade demasiado baixa em relação ao seu peso”, diz Serrat.

“Isso ainda é mais acentuado se o piloto estiver a fazer uma curva para mudar a trajectória”, diz Serrat à BBC.

“Uma das asas do avião pode ter perdido a sustentação, fazendo com que o avião virasse e ficasse em posição invertida, caindo de costas a alta velocidade“, afirma o especialista, ressaltando que se trata de uma hipótese.

“Como a altitude era muito baixa, o piloto não tinha mais tempo para recuperar o controle e fazer manobras para retomar o voo”, acrescenta o ex-piloto.

“Ou o piloto não fez os procedimentos correctos com o flat da asa ou não estava na velocidade adequada no momento de arremeter o avião”, diz Serrat

O avião caiu a grande velocidade e com um ângulo de descida muito superior ao normal”, conclui.

ljm-manchester / Flickr

Aeronave Cessna 560XL Citation

Aeronave Cessna 560XL Citation

Para Gérard Arnoux, ex-presidente do Sindicato dos Pilotos da Air France (SPAF), que realizou investigações paralelas sobre o acidente com o voo Rio-Paris da companhia aérea, em 2009, o piloto do Cessna que transportava Campos “perdeu o controle” da aeronave.

“O avião caiu com uma inclinação muito forte e com velocidade muito elevada”, diz Arnoux.

Mas ao contrário dos outros especialistas ouvidos pela BBC, Arnoux diz que não lhe parece, ao observar as imagens do vídeo, que o avião estivesse invertido no momento da queda.

Fora de controle

Depois de ver o vídeo, o especialista americano Peter Goelz, ex-diretor da National Transportation Safety Board (NTSB), agência responsável pela investigação de acidentes aéreos nos EUA, também destacou o facto de o avião parecer estar invertido.

“Parece que o piloto perdeu completamente o controle“, diz Goelz.

Ao comentar a hipótese de desorientação espacial do piloto, o americano diz que “é possível ocorrer”, mas salienta que, “num avião como o Citation, que tem sistemas de controle de voo muito sofisticados, é pouco provável que seja apenas isso, deve ter havido algo mais”.

Segundo os especialistas, desastres aéreos costumam ser o resultado de um conjunto de factores.

Apesar de ressaltar que é muito difícil, neste momento, determinar o que causou o acidente, Goelz acredita que os investigadores irão dar também atenção, entre outros factores, às condições meteorológicas na hora do desastre.

governadoreduardocampos / Flickr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Pressão sobre o piloto

O americano destaca que um dos factores observados nesse tipo de acidente é a possível pressão sobre a tripulação para voar mesmo com mau tempo.

Goelz lembra que houve nos EUA vários casos de acidentes aéreos com políticos eleitos ou candidatos em condições semelhantes.

“Quando há um candidato ou político eleito a bordo, que tem um horário a cumprir ou um compromisso, há maior pressão sobre a tripulação para completar o voo, completar a missão”, afirma Goelz.

“Talvez a tripulação tenha querido completar a sua missão para o candidato, mesmo com o mau tempo. Em circunstâncias normais, sem o candidato a bordo, talvez não o tivessem feito.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …