Avião com 100 pessoas cai no Cazaquistão. Há pelo menos 15 mortos

Luis Eduardo Noriega A. / EPA / Lusa

Pelo menos 15 pessoas morreram esta sexta-feira na queda de um avião da companhia aérea Bek Air que seguia com 100 pessoas a bordo. O acidente aconteceu perto do aeroporto de Almaty, no Cazaquistão, informou a autoridade de aviação.

O avião da Bek Air seguia para Nursultan, a capital do Cazaquistão, antes conhecida por Astana, e perdeu altitude às 7h22 (1h22 em Lisboa), momentos após a descolagem de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

No avião seguiam 95 passageiros e cinco membros da tripulação. Segundo informação das autoridades de Almaty, o acidente “matou 15 pessoas” e deixou 66 feridos, incluindo oito crianças. Entre os feridos há “internados em estado extremamente grave” e as oito crianças sofreram “múltiplos traumas”.

Vídeos nas redes sociais mostram os momentos que se seguiram à queda do avião, com as equipas de resgate a socorrerem os sobreviventes no meio dos escombros de um edifício no qual embateu a aeronave.

O Ministério dos Transportes da antiga república soviética informou que o avião da Bek Air perdeu “altitude na descolagem e atingiu um muro de cimento [e] colidiu com um edifício de dois pisos”, uma casa de dois andares que ficou parcialmente destruída.

Imagens publicadas pelo comité de Emergência mostraram o avião dividido em dois pedaços, com a parte da frente numa casa de dois andares parcialmente destruída. A queda ocorreu numa área muito povoada de Almaty.

Em declarações ao Tengrinews, uma sobrevivente contou que o avião ganhou altitude, baixou logo a seguir, voltou a subir e depois despenhou-se. “Houve um som terrível, o motor ou outra coisa qualquer. O avião começou a voar de lado. Era como em um filme, com pessoas a gritar e a chorar. Não consigo descrever tudo isto, foi muito assustador. Depois houve um golpe, um rugido, e mesmo à minha frente, um pedaço de ferro caiu e não havia saída”. A passageira conseguiu levantar-se e sair do interior do avião. Sentou-se na asa do aparelho, mas fugiu do local com receio que o avião explodisse.

Centenas de socorristas, apoiados por camiões de bombeiros e ambulâncias, chegaram em pouco tempo ao local, onde havia muita neve.

Numa mensagem de condolências na rede social Twitter, o Presidente, Kassym-Jomart Tokayev, garantiu que “os responsáveis serão punidos severamente de acordo com a lei”.

Um especialista avançou à CNN que o frio pode ter estado na origem do acidente. No momento, estavam -7ºC no local. “O avião é praticamente um tanque. Já existe há muito tempo, mas se mantido adequadamente pode continuar a voar por muitos mais anos. É muito cedo para afirmar alguma coisa sobre manutenção ou qualquer problema na aeronave. Mas, neste momento, diria que o tempo é um fator importante”, acrescentou David Soucie.

A Bek Air descreve-se no seu site como a primeira companhia aérea de baixo custo do Cazaquistão, com uma frota de sete Fokker-10, um avião de média distância de fabrico holandês. O Ministério da Indústria e Infraestruturas do Cazaquistão determinou a suspensão de todos os voos do modelo Fokker 100 até que sejam esclarecidas as causas do acidente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …