/

Avião com 100 pessoas cai no Cazaquistão. Há pelo menos 15 mortos

Luis Eduardo Noriega A. / EPA / Lusa

Pelo menos 15 pessoas morreram esta sexta-feira na queda de um avião da companhia aérea Bek Air que seguia com 100 pessoas a bordo. O acidente aconteceu perto do aeroporto de Almaty, no Cazaquistão, informou a autoridade de aviação.

O avião da Bek Air seguia para Nursultan, a capital do Cazaquistão, antes conhecida por Astana, e perdeu altitude às 7h22 (1h22 em Lisboa), momentos após a descolagem de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

No avião seguiam 95 passageiros e cinco membros da tripulação. Segundo informação das autoridades de Almaty, o acidente “matou 15 pessoas” e deixou 66 feridos, incluindo oito crianças. Entre os feridos há “internados em estado extremamente grave” e as oito crianças sofreram “múltiplos traumas”.

Vídeos nas redes sociais mostram os momentos que se seguiram à queda do avião, com as equipas de resgate a socorrerem os sobreviventes no meio dos escombros de um edifício no qual embateu a aeronave.

O Ministério dos Transportes da antiga república soviética informou que o avião da Bek Air perdeu “altitude na descolagem e atingiu um muro de cimento [e] colidiu com um edifício de dois pisos”, uma casa de dois andares que ficou parcialmente destruída.

Imagens publicadas pelo comité de Emergência mostraram o avião dividido em dois pedaços, com a parte da frente numa casa de dois andares parcialmente destruída. A queda ocorreu numa área muito povoada de Almaty.

Em declarações ao Tengrinews, uma sobrevivente contou que o avião ganhou altitude, baixou logo a seguir, voltou a subir e depois despenhou-se. “Houve um som terrível, o motor ou outra coisa qualquer. O avião começou a voar de lado. Era como em um filme, com pessoas a gritar e a chorar. Não consigo descrever tudo isto, foi muito assustador. Depois houve um golpe, um rugido, e mesmo à minha frente, um pedaço de ferro caiu e não havia saída”. A passageira conseguiu levantar-se e sair do interior do avião. Sentou-se na asa do aparelho, mas fugiu do local com receio que o avião explodisse.

Centenas de socorristas, apoiados por camiões de bombeiros e ambulâncias, chegaram em pouco tempo ao local, onde havia muita neve.

Numa mensagem de condolências na rede social Twitter, o Presidente, Kassym-Jomart Tokayev, garantiu que “os responsáveis serão punidos severamente de acordo com a lei”.

Um especialista avançou à CNN que o frio pode ter estado na origem do acidente. No momento, estavam -7ºC no local. “O avião é praticamente um tanque. Já existe há muito tempo, mas se mantido adequadamente pode continuar a voar por muitos mais anos. É muito cedo para afirmar alguma coisa sobre manutenção ou qualquer problema na aeronave. Mas, neste momento, diria que o tempo é um fator importante”, acrescentou David Soucie.

A Bek Air descreve-se no seu site como a primeira companhia aérea de baixo custo do Cazaquistão, com uma frota de sete Fokker-10, um avião de média distância de fabrico holandês. O Ministério da Indústria e Infraestruturas do Cazaquistão determinou a suspensão de todos os voos do modelo Fokker 100 até que sejam esclarecidas as causas do acidente.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.