Avião com 100 pessoas cai no Cazaquistão. Há pelo menos 15 mortos

Luis Eduardo Noriega A. / EPA / Lusa

Pelo menos 15 pessoas morreram esta sexta-feira na queda de um avião da companhia aérea Bek Air que seguia com 100 pessoas a bordo. O acidente aconteceu perto do aeroporto de Almaty, no Cazaquistão, informou a autoridade de aviação.

O avião da Bek Air seguia para Nursultan, a capital do Cazaquistão, antes conhecida por Astana, e perdeu altitude às 7h22 (1h22 em Lisboa), momentos após a descolagem de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

No avião seguiam 95 passageiros e cinco membros da tripulação. Segundo informação das autoridades de Almaty, o acidente “matou 15 pessoas” e deixou 66 feridos, incluindo oito crianças. Entre os feridos há “internados em estado extremamente grave” e as oito crianças sofreram “múltiplos traumas”.

Vídeos nas redes sociais mostram os momentos que se seguiram à queda do avião, com as equipas de resgate a socorrerem os sobreviventes no meio dos escombros de um edifício no qual embateu a aeronave.

O Ministério dos Transportes da antiga república soviética informou que o avião da Bek Air perdeu “altitude na descolagem e atingiu um muro de cimento [e] colidiu com um edifício de dois pisos”, uma casa de dois andares que ficou parcialmente destruída.

Imagens publicadas pelo comité de Emergência mostraram o avião dividido em dois pedaços, com a parte da frente numa casa de dois andares parcialmente destruída. A queda ocorreu numa área muito povoada de Almaty.

Em declarações ao Tengrinews, uma sobrevivente contou que o avião ganhou altitude, baixou logo a seguir, voltou a subir e depois despenhou-se. “Houve um som terrível, o motor ou outra coisa qualquer. O avião começou a voar de lado. Era como em um filme, com pessoas a gritar e a chorar. Não consigo descrever tudo isto, foi muito assustador. Depois houve um golpe, um rugido, e mesmo à minha frente, um pedaço de ferro caiu e não havia saída”. A passageira conseguiu levantar-se e sair do interior do avião. Sentou-se na asa do aparelho, mas fugiu do local com receio que o avião explodisse.

Centenas de socorristas, apoiados por camiões de bombeiros e ambulâncias, chegaram em pouco tempo ao local, onde havia muita neve.

Numa mensagem de condolências na rede social Twitter, o Presidente, Kassym-Jomart Tokayev, garantiu que “os responsáveis serão punidos severamente de acordo com a lei”.

Um especialista avançou à CNN que o frio pode ter estado na origem do acidente. No momento, estavam -7ºC no local. “O avião é praticamente um tanque. Já existe há muito tempo, mas se mantido adequadamente pode continuar a voar por muitos mais anos. É muito cedo para afirmar alguma coisa sobre manutenção ou qualquer problema na aeronave. Mas, neste momento, diria que o tempo é um fator importante”, acrescentou David Soucie.

A Bek Air descreve-se no seu site como a primeira companhia aérea de baixo custo do Cazaquistão, com uma frota de sete Fokker-10, um avião de média distância de fabrico holandês. O Ministério da Indústria e Infraestruturas do Cazaquistão determinou a suspensão de todos os voos do modelo Fokker 100 até que sejam esclarecidas as causas do acidente.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …