As aves migratórias têm um misterioso sexto sentido (que acaba de ser explorado)

J. Kelly / Wikimedia

Investigadores da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, analisaram recentemente diversos estudos de campo sobre habilidades de navegação das aves e relataram as suas conclusões num recente artigo científico.

Algumas aves exibem um misterioso sexto sentido no que diz respeito às habilidade de navegação. Extremamente sofisticada, esta características das aves migratórias permitem que estes animais voem milhares de quilómetros, um fenómeno que ainda não é totalmente compreendido pela Ciência.

Wolfgang e Roswitha Wiltschko, da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, decidiram aprofundar esta questão e publicaram um artigo científico no Journal of the Royal Society Interface sobre o tema.

Um dos temas mais abordados em estudos científicos é o facto de os pássaros voarem longas distâncias fazendo um uso inteligente do campo magnético da Terra. Segundo a maioria dos cientistas, as aves aproveitam-se de duas características do campo magnético terrestre: a direção das linhas de campo e a sua intensidade.

Segundo o Phys.org, os cientistas destacam que vários estudos apontam uma evidência especial: a presença de uma proteína nos olhos destes animais que lhes permite “ver” o campo magnético durante o voo. É uma espécie de bússola interior que guia o pássaro – não em direção ao norte ou ao sul magnético, mas sim “rumo ao polo” ou “rumo ao equador”.

Quanto à deteção e medição da intensidade do campo magnético, Wolfgang e Roswitha Wiltschko citam vários artigos científicos que lançam a suspeita de que há pedaços de metal (magnetita) incorporados em tecidos capazes de “sentir” o magnetismo, e nervos que transportam as informações até ao cérebro das aves.

No mais recente artigo, os investigadores destacam que ainda não existe consenso na comunidade científica quanto ao metal incorporado nestes animais, mas há palpites: um deles é que o metal se situa no bico da ave.

No entanto, continua a ser um mistério como e em que partes do cérebro a navegação é “programada”. Segundo os Wiltschkos, algumas investigações levantam a teoria de que o hipocampo destas aves está fortemente envolvido – uma parte do cérebro conhecida pelo seu papel na memória.

Na prática, os pássaros podem ser capazes de adicionar informações de navegação às informações geográficas que armazenam à medida que envelhecem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …