As aves migratórias têm um misterioso sexto sentido (que acaba de ser explorado)

J. Kelly / Wikimedia

Investigadores da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, analisaram recentemente diversos estudos de campo sobre habilidades de navegação das aves e relataram as suas conclusões num recente artigo científico.

Algumas aves exibem um misterioso sexto sentido no que diz respeito às habilidade de navegação. Extremamente sofisticada, esta características das aves migratórias permitem que estes animais voem milhares de quilómetros, um fenómeno que ainda não é totalmente compreendido pela Ciência.

Wolfgang e Roswitha Wiltschko, da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, decidiram aprofundar esta questão e publicaram um artigo científico no Journal of the Royal Society Interface sobre o tema.

Um dos temas mais abordados em estudos científicos é o facto de os pássaros voarem longas distâncias fazendo um uso inteligente do campo magnético da Terra. Segundo a maioria dos cientistas, as aves aproveitam-se de duas características do campo magnético terrestre: a direção das linhas de campo e a sua intensidade.

Segundo o Phys.org, os cientistas destacam que vários estudos apontam uma evidência especial: a presença de uma proteína nos olhos destes animais que lhes permite “ver” o campo magnético durante o voo. É uma espécie de bússola interior que guia o pássaro – não em direção ao norte ou ao sul magnético, mas sim “rumo ao polo” ou “rumo ao equador”.

Quanto à deteção e medição da intensidade do campo magnético, Wolfgang e Roswitha Wiltschko citam vários artigos científicos que lançam a suspeita de que há pedaços de metal (magnetita) incorporados em tecidos capazes de “sentir” o magnetismo, e nervos que transportam as informações até ao cérebro das aves.

No mais recente artigo, os investigadores destacam que ainda não existe consenso na comunidade científica quanto ao metal incorporado nestes animais, mas há palpites: um deles é que o metal se situa no bico da ave.

No entanto, continua a ser um mistério como e em que partes do cérebro a navegação é “programada”. Segundo os Wiltschkos, algumas investigações levantam a teoria de que o hipocampo destas aves está fortemente envolvido – uma parte do cérebro conhecida pelo seu papel na memória.

Na prática, os pássaros podem ser capazes de adicionar informações de navegação às informações geográficas que armazenam à medida que envelhecem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …