Uma das aves mais ameaçadas do mundo, a íbis-eremita, foi avistada em Portugal, na foz do rio Minho, junto à fronteira com Espanha.
Esta ave já esteve classificada como “em perigo crítico de extinção” nos anos de 1990, mas está a “renascer” na Europa.
A íbis-eremita que foi avistada na foz do rio Minho em Caminha, distrito de Viana do Castelo, terá nascido em cativeiro, no Jardim Zoológico de Halle, na Alemanha, em Maio de 2023.
Este dado é revelado ao jornal espanhol Telemariñas pelo especialista Manu Sobrino Senra, autor da página de Facebook El Naturalista Cojo, onde divulga uma foto da ave.
A ave rara já tinha sido avistada em Outubro passado, na zona de Estoi, em Faro, depois de ter sido libertada pelos responsáveis do zoo em Março deste ano, na zona de Cádis, em Espanha.
“Anda há uns dias pelo estuário do Minho e é a primeira vez que se deixa ser vista por aqui”, salienta Manu Sobrino Senra.
“É um exemplar jovem porque tem muitas penas na cara e penas castanhas nas grandes coberturas internas”, assinala ainda o especialista.
Esta ave rara foi também avistada na zona de Pias, O Rosal, em Pontevedra, segundo a Associação Naturalista do Baixo Minho (Anabam).
“O facto de se ter criado num zoo, em estreito contacto com o ser humano, poderá ser a causa do comportamento de confiança observado nestes dias no Baixo Minho, onde a vimos desde os telhados das casas a jardins privados, e até à beira da estrada”, destaca ainda Senra numa publicação no Facebook.
O autor da página El Naturalista Cojo também revela que esta proximidade com a estrada é “muito perigosa” para o animal, salientando que já esteve prestes a ser atropelada.