Avarias param 9 das 20 novas ambulâncias do INEM

Vitó / Flickr

Só entraram em serviço em abril, mas as novas ambulâncias do INEM já estão a dar problemas. Dos 20 novos veículos, apenas 11 estão a circular normalmente.

As sirenes e as luzes desligam-se em andamento e o espaço onde viaja o doente fica às escuras e sem energia para alimentar os equipamentos médicos. Estes são alguns dos problemas, apontados pelo JN, que fazem com que 9 das 20 novas ambulâncias do INEM estejam, de momento, paradas.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro. Sete das viaturas paradas são da região Norte, uma é de Lisboa e a outra é do Algarve. Segundo fonte do INEM, estas já estarão a ser reparadas pela Iveco.

As ambulâncias que as substituem, de acordo com Rui Lázaro, estão “muito desgastadas”, com pelo menos uma delas a marcar “mais de 600 mil quilómetros”.

“Mesmo quando não são recentes, são alvo de manutenções e reparações rigorosas, periódicas e sempre que necessário, por forma a garantir a segurança dos tripulantes e dos respetivos doentes”, explicou o INEM, citado pelo Observador.

O presidente do STEPH, Pedro Moreira, realça que a situação é “inaceitável” e que as ambulâncias foram compradas para resolver a falta de viaturas para a prestação do socorro. Ouvido pela Antena 1, o sindicalista diz que semanas depois de terem sido entregues, “senão dias”, as viaturas começaram a registar “várias avarias”.

Ainda em agosto, a falta de técnicos no Porto obrigou mais de metade das ambulâncias do INEM a parar durante cinco dias do mês de julho.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reagiu à notícia e disse esperar ter até final do mês resolvidos os problemas elétricos detetados em cinco das suas 20 ambulâncias novas e garante que a segurança no transporte dos doentes não está em causa. “Os meios que estamos a operar garantem todos os requisitos de segurança necessários para que o cidadão que é transportado seja tratado em segurança e com a qualidade necessária”, disse à agência Lusa Pedro Lavinha, vogal do INEM

O responsável explicou as novas ambulâncias, adquiridas à empresa Iveco, estavam em perfeitas condições quando foram entregues ao INEM, mas que, com a utilização intensiva, foram detetados problemas elétricos em cinco delas e foram resolvidos pela empresa.

“Neste momento, o INEM está em todas as outras ambulâncias que tem da Iveco a proceder a essa avaliação e correção”, explicou o responsável do INEM, sublinhando que a perspetiva da empresa é que o problema esteja completamente solucionado até final do mês.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Hum… muito estranho…
    E, a Iveco tem alguma coisa a ver com as sirenes ou a com a célula?
    Quando muito, isso será responsabilidade do carroçador (Auto Ribeiro ou outro)…

  2. Isto deve ser coisas da oposição está tudo bem. Pergunto: foi ajuste directo ou houve concurso? Resposta: ajuste directo estamos em altura de eleições e pelos vistos foi uma compra apressada, as oficinas do estado ou alguém do Min. Saúde não foi ver se funcionavam? Quem vez as ambulâncias é competente ou foram compradas a “alguém conhecido muito boa pessoa” dando aso a mais um caso de corrupção, compra de ajuste directo entre amigos e eis o resultado. Mas está tudo bem um mar de rosas, segundo diz o PM “da maioria absoluta” Costa

    • Bem, o teu caso é grave… é que, além ignorante apalermado, tens muita imaginação para inventar estorias!…
      Não conseguiste acertar uma – TUDO o que escreveste é mentira!!
      Parabéns; tens futuro na política…
      Lê e aprende:
      “As 20 ambulâncias entregues ao INEM em Abril foram adquiridas por concurso publico tramitado pelos serviços partilhados da administração publica (ESPAP), aberto em 2015. Foram precisos quase 5 anos para concluir o processo de compra dos veículos e repetitivo carroçamento.”
      in JN nº 108 – 2019
      .
      E agora?
      Pois…
      Quando não se sabe, fica-se calado ou pergunta-se a quem sabe – senão dá a caca que se vê!

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …