/

Avaria em rede europeia causou “apagão” parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica (RTE).

“Devido aos incêndios no Aude, a linha de muito alta tensão (entre Perpignan e o oeste de Narbonne) sofreu um problema técnico e foi desligada” a meio da tarde, informou a RTE, num comunicado, referindo-se aos incêndios na montanha de Alaric, no sudoeste francês.

De acordo com o comunicado, os fluxos de eletricidade foram então transferidos para as linhas nos Pirenéus ocidentais, criando uma sobrecarga que causou cortes de energia em França, que acabaram por afetar as redes espanhola e portuguesa, desligando a Península Ibérica da rede elétrica europeia, explicou empresa que faz a gestão das redes de alta tensão.

“Assim, foram cortados 2350 MW de eletricidade em Espanha e cerca de 1000 MW em Portugal”, explica a mesma nota, que acrescenta que, a partir do final da tarde, “a maior parte dos lares espanhóis e portugueses foram gradualmente reabastecidos”.

A avaria na rede elétrica europeia provocou “apagões” parciais em vários países e, em Portugal, houve falhas de mais de 30 minutos na eletricidade de Norte a Sul do país e no serviço de emergência 112 em alguns distritos, estando já a operar plenamente.

O número de emergência é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM e bombeiros.

Fonte do Ministério das Infraestruturas e da Habitação disse à agência Lusa que “apenas no Algarve se registaram alguns constrangimentos, numa subestação entre Lagos e Tunes”. “De resto, a nível nacional não houve mais impactos”, acrescentou.

Contactos efetuados pela Lusa identificaram, no entanto, cortes de energia, de “cerca de meia hora” em localidades da Região Oeste, da Região Centro e na região de Lisboa, que tiveram início “pouco antes das 16h00”.

Segundo o Jornal de Notícias, foram também atingidos pelo “apagão” localidades como as de Vila Praia de Âncora, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Braga, Trofa, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada e Penafiel, a Norte, Loures, Sintra, Parede, Setúbal, Sesimbra e Lagoa, a Sul.

Cerca das 17h50, a E-REDES, empresa de distribuição, informou que o fornecimento de energia elétrica em Portugal foi reposto e estava em funcionamento normal.

Em Espanha, entre as comunidades autónomas mais afetadas estão Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia. Em França, a Costa Basca também foi afetada, com apagões desde Hendaye até Bayonne.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.