/

Avalanches no Paquistão e Afeganistão causam 200 mortos

Ghulam Mustafa / EPA

-

Cerca de 200 pessoas morreram nos últimos três dias, após fortes nevões e avalanches que ocorreram no norte de Cabul, no Afeganistão, e também na cidade de Chitral, no norte do Paquistão.

No Afeganistão, mais de 100 pessoas foram mortas pelas avalanches provocadas por dias consecutivos de queda de neve, incluindo 50 numa povoação, referiram este domingo responsáveis oficiais, que admitiram um aumento do número de vítimas.

As avalanches destruíram numerosas habitações e bloquearam estradas, sobretudo nas províncias do norte e centro do país, tornando muito difícil o acesso das equipas de socorro às localidades isoladas.

O maior número de vítimas foi registado na remota província do Nuristão, na fronteira com o Paquistão, onde mais de 50 pessoas foram mortas numa única aldeia, referiu o porta-voz do ministro dos Desastres naturais.

“As avalanchas soterraram duas aldeias inteiras no distrito de Bargmatal, 50 corpos foram recuperados de uma aldeia enquanto as equipas de socorro tentam alcançar a outra povoação”, referiu o porta-voz Mohammad Omar Mohammadi.

Nas províncias afegãs do centro e norte foram contabilizados 54 mortos, numa região onde as avalanches destruíram 168 casas e mataram centenas de cabeças de gado.

Outras 13 pessoas morreram também no norte do Paquistão, na cidade de Chitral. No total, dá-se já conta de mais de 200 mortes.

O mau tempo e a intensa queda de neve estão a dificultar os esforços das equipas de socorro para alcançar as povoações isoladas, com os responsáveis oficiais a admitirem que o número de vítimas poderá aumentar porque vários pontos de comunicação foram cortados pelas tempestades.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.