/

Autorizado o primeiro filme gay nas salas de cinema chinesas

dr Seek Mccartney

Seek Mccartney, primeiro filme com caráter homossexual a passar nos cinemas na China

Seek Mccartney, primeiro filme com caráter homossexual a passar nos cinemas na China

Pela primeira vez na história, a China aprovou a estreia de um filme com caráter homossexual nas salas de cinema.

Seek McCartney é o nome da produção franco-chinesa que aborda a relação secreta entre um chinês e um francês, interpretados por Han Geng e Jérémie Elkaïm.

O filme, realizado por Wang Chao, é o primeiro filme deste género a passar pelos censores do país e a conseguir entrar nos cinemas chineses, avança o The Guardian.

Através do Weibo, uma versão chinesa do Twitter, o realizador anunciou a novidade com grande satisfação.

“Este é um pequeno passo para este género de filmes e um grande passo para os membros desta indústria”, declarou.

Desde 1997 que a China descriminalizou a homossexualidade e, a partir de 2001, deixou de ser considerada uma doença mental.

Porém, as relações e o casamento entre pessoas do mesmo sexo continuam a ser condenadas pelos mais conservadores, tanto que ainda existem instituições e autores que defendem a homossexualidade como um problema que precisa de ser tratado.

Muitos chineses dizem mesmo passar por situações em que não são promovidos ou são despedidos, sem justa causa, devido à sua orientação sexual.

A China permite, anualmente, 34 filmes produzidos por companhias estrangeiras, também para cativar o público a ver cinema nacional e protegê-lo da concorrência norte-americana.

Raramente esses filmes estão ligados a temas controversos, tanto que Fan Popo, realizador e ativista chinês, diz que este não é ainda um passo certo.

“O facto deste filme em particular ser exibido nos cinemas não significa que isso vai passar a acontecer no futuro. O sistema chinês de aprovação de filmes é extremamente instável, tudo depende dos caprichos dos censores”, afirmou à AFP.

São vários os filmes que foram retirados dos cinemas chineses, ou nem sequer chegarem às salas, por conterem cenas impróprias.

Brokeback Mountain, a história de amor entre dois vaqueiros, nunca chegou a passar na China, mesmo sendo do realizador taiwanês, Ang Lee, que muito reconhecimento tem no continente asiático.

Em 2013, o filme de Tarantino, Django Unchained, foi retirado dos cinemas em menos de um dia, depois das queixas sobre uma cena de nudez do ator principal, Jamie Foxx.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.