//

Autoridades russas também estão no rasto de Rui Pinto

1

cv (YouTube)

As autoridades russas querem sabem se o pirata informático Rui Pinto está envolvido em casos que estejam a ser investigados na Rússia, apurou o Público.

De acordo com o diário, e caso a informação se venha a confirmar, poderá levar o país a avançar com processos judiciais contra o jovem, nos quais poderá ser constituído arguido.

A carta rogatória russa sobre este assunto chegou no mês passado à Procuradoria-Geral da República, segundo apurou a Rádio Renascença junto do Ministério Público.

Em sentido oposto à posição tomada pela Rússia, países como França, Bélgica e Holanda estão interessados em colaborar com o pirata informático português.

Rui Pinto está em prisão preventiva desde 23 de março, porque a juíza de instrução criminal Maria Antónia Andrade considerou que havia perigo de continuação da atividade criminosa, perturbação do inquérito e de fuga.

O advogado de Rui Pinto, Francisco Teixeira da Mota, disse ao matutino que recorreu da medida de coação e entregou o recurso a 8 de abril. Agora, o Ministério Público tem duas semanas para responder e depois vai ser o Tribunal da Relação a tomar uma decisão.

Rui Pinto está indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.