Autoridades de saúde norte-americanas aconselham redução do período de isolamento de infetados para cinco dias

Vacinação é um critério essencial para a principal autoridade de saúde norte-americana, que recomenda, ainda assim, o uso “rígido” de máscara a contactos de risco e a infetados após os cinco dias de quarentena.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos da América — a principal autoridade de saúde do país — aconselhou esta segunda-feira a que o tempo de isolamento para infetados com a covid-19 seja reduzido de dez para cinco dias. Findo este período, os cidadãos devem continuar a usar máscara nos espaços fechados durante mais cinco dias, mas também quando estiverem em contacto com outros.

“A mudança é motivada pelas provas científicas, que demonstram que a maioria da transmissão da covid-19 ocorre no início da doença, geralmente nos 1-2 dias anteriores ao início dos sintomas e nos 2-3 dias seguintes. Por conseguinte, as pessoas que apresentarem resultados positivos devem isolar-se durante cinco dias e, se assintomáticas ao fim desse período, podem deixar o isolamento se usarem máscaras durante cinco dias, para minimizar o risco de infetar outras pessoas” diz o comunicado.

O mesmo organismo também atualizou as regras relativas ao período de quarentena para os cidadãos que estiveram expostos à covid-19, ou seja, que estiveram em contacto com um caso positivo. Para o CDS, quem não está vacinado, foi inoculado com as vacinas mRNA há mais de seis meses (dois para a vacina da Janssen) e não levou a dose de reforço, deverá ficar em quarentena durante cinco dias, após os quais cumprirá mais cinco dias de “uso rígido de máscara“. Quem não se inclua neste grupo pode saltar a quarentena, apesar de estar obrigado a usar máscara durante 10 dias.

“No caso de não ser possível fazer quarentena, é imperativo que a pessoa use uma máscara adequada em todas as ocasiões durante um período de 10 dias”, informa o CDS, citada pela CNN Portugal. “A variante Ómicron está a propagar-se rapidamente e tem potencial para impactar toda a sociedade. As recomendações atualizadas para o isolamenro e quarentena são adequadas ao que sabemos da propagação do vírus e proteção conferida pela vacinação e doses de reforço”.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.