/

PJ faz buscas no banco de investimento da CGD e no ex-BESI

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

As instalações do CaixaBI, banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos e da Haitong, ex-BESI, estão a ser alvo de buscas durante a manhã desta quinta-feira.

De acordo com o Expresso, a operação com cerca de dez elementos, liderada pela equipa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do procurador Rosário Teixeira, decorre simultaneamente nas instalações do CaixaBI e na Haitong, que comprou o Banco Espírito Santo de Investimento.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), as buscas realizaram-se no âmbito da Operação Marquês, a mesma que levou à detenção de José Sócrates, e estarão relacionadas com a investigação judicial ao negócio entre a PT e a Oi.

Em comunicado, a PGR destaca que “estas diligências têm em vista a recolha de elementos de prova relativos a serviços prestados pela Caixa BI e pelo antigo BESI (atual Haitong) a um cliente, não estando em causa a responsabilidade das referidas entidades”.

Em causa estão factos suscetíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Nestas diligências, o Ministério Público é coadjuvado pela Autoridade Tributária (AT) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Negócio entre PT e Oi

A operadora portuguesa entrou no capital da Oi em 2010, depois de ter vendido a participação que detinha na Vivo à espanhola Telefónica. Ao que apurou o Dinheiro Vivo, as buscas estarão relacionadas com a compra de uma participação na Oi, anterior a 2010.

As autoridades portuguesas e brasileiras têm estado a investigar o negócio realizado entre as duas operadoras, que se concretizou depois do então primeiro ministro José Sócrates ter usado a golden share (ações especiais) que o Estado detinha na PT para travar a venda da Vivo enquanto não houvesse uma alternativa para a operadora se manter no Brasil.

A Caixa foi acionista da PT até outubro de 2013, altura em que vendeu a sua participação no âmbito do programa de alienação de ativos não estratégicos da banca.

O BESI, que também esteve envolvido na venda da Vivo à Telefónica e compra da Oi, foi vendido em dezembro de 2014 à Haitong, empresa chinesa especializada em serviços financeiros, por 379 milhões de euros.

Ambos os bancos de investimento fazem habitualmente assessoria financeira de operações de empresas com grande dimensão e privatizações.

A 14 de julho, realizaram-se buscas domiciliárias e não domiciliárias em vários pontos do país, “designadamente em instalações de diversas sociedades do grupo PT, em residências de antigos gestores da empresa e num escritório de advogados”.

Em causa estavam eventuais ligações entre circuitos financeiros investigados neste inquérito e os grupos PT e Espírito Santo, mas não foram constituídos arguidos nessa operação.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.