PJ faz buscas no banco de investimento da CGD e no ex-BESI

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

As instalações do CaixaBI, banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos e da Haitong, ex-BESI, estão a ser alvo de buscas durante a manhã desta quinta-feira.

De acordo com o Expresso, a operação com cerca de dez elementos, liderada pela equipa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do procurador Rosário Teixeira, decorre simultaneamente nas instalações do CaixaBI e na Haitong, que comprou o Banco Espírito Santo de Investimento.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), as buscas realizaram-se no âmbito da Operação Marquês, a mesma que levou à detenção de José Sócrates, e estarão relacionadas com a investigação judicial ao negócio entre a PT e a Oi.

Em comunicado, a PGR destaca que “estas diligências têm em vista a recolha de elementos de prova relativos a serviços prestados pela Caixa BI e pelo antigo BESI (atual Haitong) a um cliente, não estando em causa a responsabilidade das referidas entidades”.

Em causa estão factos suscetíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Nestas diligências, o Ministério Público é coadjuvado pela Autoridade Tributária (AT) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Negócio entre PT e Oi

A operadora portuguesa entrou no capital da Oi em 2010, depois de ter vendido a participação que detinha na Vivo à espanhola Telefónica. Ao que apurou o Dinheiro Vivo, as buscas estarão relacionadas com a compra de uma participação na Oi, anterior a 2010.

As autoridades portuguesas e brasileiras têm estado a investigar o negócio realizado entre as duas operadoras, que se concretizou depois do então primeiro ministro José Sócrates ter usado a golden share (ações especiais) que o Estado detinha na PT para travar a venda da Vivo enquanto não houvesse uma alternativa para a operadora se manter no Brasil.

A Caixa foi acionista da PT até outubro de 2013, altura em que vendeu a sua participação no âmbito do programa de alienação de ativos não estratégicos da banca.

O BESI, que também esteve envolvido na venda da Vivo à Telefónica e compra da Oi, foi vendido em dezembro de 2014 à Haitong, empresa chinesa especializada em serviços financeiros, por 379 milhões de euros.

Ambos os bancos de investimento fazem habitualmente assessoria financeira de operações de empresas com grande dimensão e privatizações.

A 14 de julho, realizaram-se buscas domiciliárias e não domiciliárias em vários pontos do país, “designadamente em instalações de diversas sociedades do grupo PT, em residências de antigos gestores da empresa e num escritório de advogados”.

Em causa estavam eventuais ligações entre circuitos financeiros investigados neste inquérito e os grupos PT e Espírito Santo, mas não foram constituídos arguidos nessa operação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …