Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Jean-Christophe Bott / EPA

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de coágulos sanguíneos em vários órgãos.

Na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica EClinicalMedicine, do The Lancet, os especialistas avaliaram relatórios de sete pacientes que morreram na sequência da doença, quatro dos quais eram mulheres.

A faixa etária das vítimas estava entre os 44 e os 65 anos.

Após a análise, os especialistas descobriram que os coágulos afetavam não só os grandes vasos sanguíneos, como tinha já sido demonstrado anteriormente por outras investigações levadas a cabo, como também os pequenos.

De acordo com este estudo, todas as autópsias mostraram trombos ricos em plaquetas na rede microvascular de tecidos nos pulmões, fígado, rins e coração, que permite que o sangue seja distribuído homogeneamente pelo para desempenhar a sua função.

Foram ainda observadas “quantidades acima do normal” de megacariócitos – célula gigante da medula óssea cuja fragmentação fornece plaquetas sanguíneas – nos pulmões e coração, descrevem ainda os autores.

Concluem ainda que a “a trombose desempenha um papel muito importante no processo da doença”, pois trata-se de uma “característica proeminente em vários órgãos”, independentemente do momento em que a patologia se começa a desenvolver.

Uma outra investigação, publicada esta semana na Neurology, concluiu que até 57,4% dos doentes que tiveram covid-19 desenvolveram algum tipo de sintoma neurológico.

Os especialistas estão ainda a tentar perceber quais as sequelas que esta doença, que já matou mais de 500 mil pessoas em todo o mundo, pode deixar a longo prazo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP:
    No final do sub-título está a expressão “presença de vários sanguíneos em vários órgãos”.
    Ou é de mim ou não dá para entender.

  2. Caro ZAP
    “os especialistas avaliaram relatórios de quatro pacientes que morreram na sequência da doença, quatro dos quais eram mulheres.”
    Fiquei um pouco baralhado. Quatro pacientes… quatro dos quais eram mulheres?! Não serem 5 mulheres em 4 pacientes já não é mau 🙂

RESPONDER

Hackers desenvolvem tecnologia para combater a violência doméstica

Em Israel, um grupo de hackers juntou-se para criar uma tecnologia de aplicações móveis que permitem ajudar pessoas em contexto de violência doméstica, mesmo antes desta acontecer. Em outubro de 2019, o assassinato de Michal Sela …

ALMA captura "fábrica agitada" de planetas

Os ambientes de formação planetária podem ser muito mais complexos e caóticos do que o que se pensava. Isto é evidenciado por uma nova imagem da estrela RU Lup, feita com o ALMA (Atacama Large …

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …