Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Jean-Christophe Bott / EPA

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de coágulos sanguíneos em vários órgãos.

Na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica EClinicalMedicine, do The Lancet, os especialistas avaliaram relatórios de sete pacientes que morreram na sequência da doença, quatro dos quais eram mulheres.

A faixa etária das vítimas estava entre os 44 e os 65 anos.

Após a análise, os especialistas descobriram que os coágulos afetavam não só os grandes vasos sanguíneos, como tinha já sido demonstrado anteriormente por outras investigações levadas a cabo, como também os pequenos.

De acordo com este estudo, todas as autópsias mostraram trombos ricos em plaquetas na rede microvascular de tecidos nos pulmões, fígado, rins e coração, que permite que o sangue seja distribuído homogeneamente pelo para desempenhar a sua função.

Foram ainda observadas “quantidades acima do normal” de megacariócitos – célula gigante da medula óssea cuja fragmentação fornece plaquetas sanguíneas – nos pulmões e coração, descrevem ainda os autores.

Concluem ainda que a “a trombose desempenha um papel muito importante no processo da doença”, pois trata-se de uma “característica proeminente em vários órgãos”, independentemente do momento em que a patologia se começa a desenvolver.

Uma outra investigação, publicada esta semana na Neurology, concluiu que até 57,4% dos doentes que tiveram covid-19 desenvolveram algum tipo de sintoma neurológico.

Os especialistas estão ainda a tentar perceber quais as sequelas que esta doença, que já matou mais de 500 mil pessoas em todo o mundo, pode deixar a longo prazo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP:
    No final do sub-título está a expressão “presença de vários sanguíneos em vários órgãos”.
    Ou é de mim ou não dá para entender.

  2. Caro ZAP
    “os especialistas avaliaram relatórios de quatro pacientes que morreram na sequência da doença, quatro dos quais eram mulheres.”
    Fiquei um pouco baralhado. Quatro pacientes… quatro dos quais eram mulheres?! Não serem 5 mulheres em 4 pacientes já não é mau 🙂

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …