Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Jean-Christophe Bott / EPA

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de coágulos sanguíneos em vários órgãos.

Na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica EClinicalMedicine, do The Lancet, os especialistas avaliaram relatórios de sete pacientes que morreram na sequência da doença, quatro dos quais eram mulheres.

A faixa etária das vítimas estava entre os 44 e os 65 anos.

Após a análise, os especialistas descobriram que os coágulos afetavam não só os grandes vasos sanguíneos, como tinha já sido demonstrado anteriormente por outras investigações levadas a cabo, como também os pequenos.

De acordo com este estudo, todas as autópsias mostraram trombos ricos em plaquetas na rede microvascular de tecidos nos pulmões, fígado, rins e coração, que permite que o sangue seja distribuído homogeneamente pelo para desempenhar a sua função.

Foram ainda observadas “quantidades acima do normal” de megacariócitos – célula gigante da medula óssea cuja fragmentação fornece plaquetas sanguíneas – nos pulmões e coração, descrevem ainda os autores.

Concluem ainda que a “a trombose desempenha um papel muito importante no processo da doença”, pois trata-se de uma “característica proeminente em vários órgãos”, independentemente do momento em que a patologia se começa a desenvolver.

Uma outra investigação, publicada esta semana na Neurology, concluiu que até 57,4% dos doentes que tiveram covid-19 desenvolveram algum tipo de sintoma neurológico.

Os especialistas estão ainda a tentar perceber quais as sequelas que esta doença, que já matou mais de 500 mil pessoas em todo o mundo, pode deixar a longo prazo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP:
    No final do sub-título está a expressão “presença de vários sanguíneos em vários órgãos”.
    Ou é de mim ou não dá para entender.

  2. Caro ZAP
    “os especialistas avaliaram relatórios de quatro pacientes que morreram na sequência da doença, quatro dos quais eram mulheres.”
    Fiquei um pouco baralhado. Quatro pacientes… quatro dos quais eram mulheres?! Não serem 5 mulheres em 4 pacientes já não é mau 🙂

RESPONDER

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …