Revelada autópsia do corpo de ex-esquiadora olímpica. Polícia suspeita de overdose

Foram encontrados vestígios de comprimidos no corpo da atleta espanhola, ex-esquiadora olímpica que estava desaparecida desde dia 23 de agosto. A polícia suspeita de overdose.

O corpo da esquiadora espanhola, Blanca Fernández Ochoacha, encontrado na passada quarta-feira, está a ser autopsiado esta sexta-feira, em Madrid.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, foram encontrados restos de comprimidos comercialmente conhecidos como Sinogan. Os peritos estão a avaliar se as quantidades são suficientes para considerar encontrada a causa de morte.

O objetivo da autópsia é o de determinar a causa da morte, o dia exato e o contexto do falecimento da atleta. Para já, sabe-se apenas que foram encontrados comprimidos no corpo da esquiadora.

Estes são antipscióticos com efeitos calmantes, que também podem ser receitados para ajudar em situações de insónias graves, já que tem um efeito bastante forte. Em pessoas com transtornos bipolares também podem ser utilizados, em conjunto com outros tratamentos, para controlar episódios de delírio e agitação.

O Instituto Toxicológico de Madrid irá analisar as provas que os médios legistas recolheram do corpo da esquiadora, para se determinar com precisão qual terá sido a dose tomada pela esquiadora e que efeitos terá tido no organismo da desportista.

Para além destas provas, o coração da esquiadora foi também enviado para testes para se poder determinar despistar a hipótese de enfarte, e se caso tenha existido, se terá sido como consequência da ingestão dos comprimidos.

O processo demorará semanas a ser confirmado, apesar de que os investigadores já terem colocado a hipótese de overdose. Desde o início da investigação que a polícia espanhola tinha a informação que a desportista medalhada teria desaparecido na posse de toda a sua medicação. Os comprimidos encontrados no corpo da atleta, tomados em doses excessivas, podem ter efeitos fatais.

Na primeira fase da autópsia foi possível determinar que o corpo de Blanca não tinha nenhum sinal de luta ou violência. Os raios-x realizados não apresentaram qualquer fratura, o que põe de lado a hipótese de a atleta ter caído.

A ex-esquiadora Blanca Fernández Ochoa, de 56 anos, deixou o cão aos cuidados da irmã, Lola, para poder viajar para as Astúrias onde disse pretender passar uns dias a descansar numa casa rural. O carro, o Mercedes Classe A em que foi vista pela última vez, foi encontrado no domingo de manhã, na serra de Madrid.

Várias fontes avançaram ao jornal El Mundo que a esquiadora estava, por um lado, numa situação económica complicada, e vivia uma estabilidade mental frágil, por outro. Teria feito até um pedido de ajuda junto de alguns amigos que tinha na área desportiva e recusara-se a participar em alguns eventos sociais.

Nascida em Madrid a 22 de abril de 1963, é mãe de Olivia Fresneda – que apresentou a queixa – e David Fresneda. Durante a sua carreira desportiva, venceu quatro vezes o Campeonato do Mundo. Foi distinguida pelo Conselho Superior desportivo e recebeu o prémio Rainha Sofia. Ochoa foi a melhor esquiadora espanhola de sempre, tendo-se destacado na especialidade de esqui alpino feminino.

Em dezembro de 1994 ganhou a Medalha de Ouro da Real Ordem do Mérito Desportivo. Ochoa casou com o seu treinador em 1991, o italiano Daniele Fioretto, do qual se separou em 1994.

ZAP //

  • +

    Toggle title 1

    Toggle content 1

  • +

    Toggle title 2

    Toggle content 2

  • +

    Toggle title 3

    Toggle content 3

PARTILHAR

RESPONDER

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …