Revelada autópsia do corpo de ex-esquiadora olímpica. Polícia suspeita de overdose

Foram encontrados vestígios de comprimidos no corpo da atleta espanhola, ex-esquiadora olímpica que estava desaparecida desde dia 23 de agosto. A polícia suspeita de overdose.

O corpo da esquiadora espanhola, Blanca Fernández Ochoacha, encontrado na passada quarta-feira, está a ser autopsiado esta sexta-feira, em Madrid.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, foram encontrados restos de comprimidos comercialmente conhecidos como Sinogan. Os peritos estão a avaliar se as quantidades são suficientes para considerar encontrada a causa de morte.

O objetivo da autópsia é o de determinar a causa da morte, o dia exato e o contexto do falecimento da atleta. Para já, sabe-se apenas que foram encontrados comprimidos no corpo da esquiadora.

Estes são antipscióticos com efeitos calmantes, que também podem ser receitados para ajudar em situações de insónias graves, já que tem um efeito bastante forte. Em pessoas com transtornos bipolares também podem ser utilizados, em conjunto com outros tratamentos, para controlar episódios de delírio e agitação.

O Instituto Toxicológico de Madrid irá analisar as provas que os médios legistas recolheram do corpo da esquiadora, para se determinar com precisão qual terá sido a dose tomada pela esquiadora e que efeitos terá tido no organismo da desportista.

Para além destas provas, o coração da esquiadora foi também enviado para testes para se poder determinar despistar a hipótese de enfarte, e se caso tenha existido, se terá sido como consequência da ingestão dos comprimidos.

O processo demorará semanas a ser confirmado, apesar de que os investigadores já terem colocado a hipótese de overdose. Desde o início da investigação que a polícia espanhola tinha a informação que a desportista medalhada teria desaparecido na posse de toda a sua medicação. Os comprimidos encontrados no corpo da atleta, tomados em doses excessivas, podem ter efeitos fatais.

Na primeira fase da autópsia foi possível determinar que o corpo de Blanca não tinha nenhum sinal de luta ou violência. Os raios-x realizados não apresentaram qualquer fratura, o que põe de lado a hipótese de a atleta ter caído.

A ex-esquiadora Blanca Fernández Ochoa, de 56 anos, deixou o cão aos cuidados da irmã, Lola, para poder viajar para as Astúrias onde disse pretender passar uns dias a descansar numa casa rural. O carro, o Mercedes Classe A em que foi vista pela última vez, foi encontrado no domingo de manhã, na serra de Madrid.

Várias fontes avançaram ao jornal El Mundo que a esquiadora estava, por um lado, numa situação económica complicada, e vivia uma estabilidade mental frágil, por outro. Teria feito até um pedido de ajuda junto de alguns amigos que tinha na área desportiva e recusara-se a participar em alguns eventos sociais.

Nascida em Madrid a 22 de abril de 1963, é mãe de Olivia Fresneda – que apresentou a queixa – e David Fresneda. Durante a sua carreira desportiva, venceu quatro vezes o Campeonato do Mundo. Foi distinguida pelo Conselho Superior desportivo e recebeu o prémio Rainha Sofia. Ochoa foi a melhor esquiadora espanhola de sempre, tendo-se destacado na especialidade de esqui alpino feminino.

Em dezembro de 1994 ganhou a Medalha de Ouro da Real Ordem do Mérito Desportivo. Ochoa casou com o seu treinador em 1991, o italiano Daniele Fioretto, do qual se separou em 1994.

ZAP //

  • +

    Toggle title 1

    Toggle content 1

  • +

    Toggle title 2

    Toggle content 2

  • +

    Toggle title 3

    Toggle content 3

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …