Revelada autópsia do corpo de ex-esquiadora olímpica. Polícia suspeita de overdose

Foram encontrados vestígios de comprimidos no corpo da atleta espanhola, ex-esquiadora olímpica que estava desaparecida desde dia 23 de agosto. A polícia suspeita de overdose.

O corpo da esquiadora espanhola, Blanca Fernández Ochoacha, encontrado na passada quarta-feira, está a ser autopsiado esta sexta-feira, em Madrid.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, foram encontrados restos de comprimidos comercialmente conhecidos como Sinogan. Os peritos estão a avaliar se as quantidades são suficientes para considerar encontrada a causa de morte.

O objetivo da autópsia é o de determinar a causa da morte, o dia exato e o contexto do falecimento da atleta. Para já, sabe-se apenas que foram encontrados comprimidos no corpo da esquiadora.

Estes são antipscióticos com efeitos calmantes, que também podem ser receitados para ajudar em situações de insónias graves, já que tem um efeito bastante forte. Em pessoas com transtornos bipolares também podem ser utilizados, em conjunto com outros tratamentos, para controlar episódios de delírio e agitação.

O Instituto Toxicológico de Madrid irá analisar as provas que os médios legistas recolheram do corpo da esquiadora, para se determinar com precisão qual terá sido a dose tomada pela esquiadora e que efeitos terá tido no organismo da desportista.

Para além destas provas, o coração da esquiadora foi também enviado para testes para se poder determinar despistar a hipótese de enfarte, e se caso tenha existido, se terá sido como consequência da ingestão dos comprimidos.

O processo demorará semanas a ser confirmado, apesar de que os investigadores já terem colocado a hipótese de overdose. Desde o início da investigação que a polícia espanhola tinha a informação que a desportista medalhada teria desaparecido na posse de toda a sua medicação. Os comprimidos encontrados no corpo da atleta, tomados em doses excessivas, podem ter efeitos fatais.

Na primeira fase da autópsia foi possível determinar que o corpo de Blanca não tinha nenhum sinal de luta ou violência. Os raios-x realizados não apresentaram qualquer fratura, o que põe de lado a hipótese de a atleta ter caído.

A ex-esquiadora Blanca Fernández Ochoa, de 56 anos, deixou o cão aos cuidados da irmã, Lola, para poder viajar para as Astúrias onde disse pretender passar uns dias a descansar numa casa rural. O carro, o Mercedes Classe A em que foi vista pela última vez, foi encontrado no domingo de manhã, na serra de Madrid.

Várias fontes avançaram ao jornal El Mundo que a esquiadora estava, por um lado, numa situação económica complicada, e vivia uma estabilidade mental frágil, por outro. Teria feito até um pedido de ajuda junto de alguns amigos que tinha na área desportiva e recusara-se a participar em alguns eventos sociais.

Nascida em Madrid a 22 de abril de 1963, é mãe de Olivia Fresneda – que apresentou a queixa – e David Fresneda. Durante a sua carreira desportiva, venceu quatro vezes o Campeonato do Mundo. Foi distinguida pelo Conselho Superior desportivo e recebeu o prémio Rainha Sofia. Ochoa foi a melhor esquiadora espanhola de sempre, tendo-se destacado na especialidade de esqui alpino feminino.

Em dezembro de 1994 ganhou a Medalha de Ouro da Real Ordem do Mérito Desportivo. Ochoa casou com o seu treinador em 1991, o italiano Daniele Fioretto, do qual se separou em 1994.

ZAP ZAP //

  • +

    Toggle title 1

    Toggle content 1

  • +

    Toggle title 2

    Toggle content 2

  • +

    Toggle title 3

    Toggle content 3

PARTILHAR

RESPONDER

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …