Esquiadora espanhola campeã olímpica vendeu a casa e desapareceu

A primeira mulher espanhola a ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno está desaparecida desde o dia 23 de agosto, o último em que foi vista.

A ex-esquiadora Blanca Fernández Ochoa, de 56 anos, deixou o cão aos cuidados da irmã, Lola, para poder viajar para as Astúrias onde disse pretender passar uns dias a descansar numa casa rural. O carro, o Mercedes Classe A em que foi vista pela última vez, foi encontrado neste domingo de manhã, na serra de Madrid.

Segundo as autoridades, não estaria estacionado há mais de 24 horas. As autoridades acalentam por isso a esperança de a encontrar viva. O veículo foi encontrado sem nenhum sinal de violência e está a ser neste momento analisado pela polícia.

Adrián Federici, cunhado de Blanca, casado com a sua irmã Lola, com quem o cão ficou, confirmou ao jornal espanhol El Mundo. “O guarda diz que esse carro não estava lá à noite e vários caminhantes dizem a mesma coisa. Se assim for, seria uma excelente notícia”.

Aos cunhados, Blanca tinha dito que passava um momento complicado: “Acabara de vender a casa, o que foi um momento difícil. Mas agora estava bem. Tínhamo-la convidado a viver connosco.”

Várias fontes avançaram ao jornal El Mundo que a esquiadora estava, por um lado, numa situação económica complicada, e vivia uma estabilidade mental frágil, por outro. Teria feito até um pedido de ajuda junto de alguns amigos que tinha na área desportiva e recusara-se a participar em alguns eventos sociais.

Nascida em Madrid a 22 de abril de 1963, é mãe de Olivia Fresneda – que apresentou a queixa – e David Fresneda. Durante a sua carreira desportiva,venceu quatro vezes o Campeonato do Mundo. Foi distinguida pelo Conselho Superior desportivo e recebeu o prémio Rainha Sofia.

Em dezembro de 1994 ganhou a Medalha de Ouro da Real Ordem do Mérito Desportivo. Ochoa casou com o seu treinador em 1991, o italiano Daniele Fioretto, do qual se separou em 1994.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …