A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização.

Segundo noticiou o Inverse, houve uma redução de 27% no custo de automatização entre 2005 e 2014, algo que prevêem diminuir mais 22% até 2025.

De acordo com os analistas, os robôs estão a executar cada vez melhor determinadas tarefas, o que também potencia crescimento da automatização. Indicaram igualmente que as “tarefas de escritório e do setor de serviços” serão cada vez mais automatizadas.

Contudo, existem questões geopolíticas que devem ser consideradas, sublinharam, afirmando que a China está preparada para superar os Estados Unidos (EUA) nessa área.

“Acreditamos que a atual guerra comercial passará para uma guerra tecnológica na década de 2020, que verá uma nova disputa entre os EUA e a China para alcançar superioridade nacional em tecnologia a longo prazo no que diz respeito à computação quântica, ‘big data’, 5G, inteligência artificial, veículos elétricos, robótica e cibersegurança”, escreveram.

Este não é o primeiro relatório a prever o perda de emprego em prol das máquinas. Em 2017, um estudo do McKinsey Global Institute mostrou que 800 milhões de empregos poderiam ser perdidos até 2030. O relatório indicava que mais de 70 milhões de empregos poderiam ser perdidos somente nos EUA.

Embora seja importante prestar atenção a esse tipo de previsão, também é importante lembrar que, geralmente, estão erradas, frisou o Inverse. “A automatização terá um grande impacto nas economias de todo o mundo, mas não saberemos exatamente quão grande será o impacto até que este ocorra”, lê-se ainda no artigo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um estudo encomendado e nada como o alarmismo. Claro que milhões de empregos vão ser substituidos pelos automatos mas ao certo quantos empregos vão ser perdidos é que ninguém sabe até porque até lá as pessoas vão trabalhar apenas dois dias da semana.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …