Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

Mário Cruz / Lusa

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data.

“O regresso ao trabalho será feito de forma gradual em horários reduzidos, inicialmente sem turno da noite, a funcionar de 2.ª a 6.ª feira sob aplicação do regime de lay-off simplificado (Decreto-Lei nº 10-G/2020)”, refere a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa.

A declaração tem por base a informação que lhe terá sido comunicada na terça-feira pela administração da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal.

Em comunicado, a CT da Autoeuropa adianta que a empresa comunicou também que, “de 13 a 19 de abril, não pretende aplicar mais downdays coletivos (dias de não produção remunerados) e apontou para o gozo individual de férias remanescentes de anos anteriores, dias especiais, descansos compensatórios ou downdays individuais” nesse período (de 13 a 19 de abril).

A administração da Autoeuropa, ainda de acordo com a CT, “prevê o restabelecimento do horário AE19 (Acordo de Empresa de 2019) a partir da semana 23 (primeira semana do mês de junho)”.

Na reunião efetuada na última terça-feira com a administração da empresa, a CT solicitou que, além das medidas para a proteção da saúde e restabelecimento da tranquilidade aos trabalhadores que vão regressar ao trabalho, a empresa garantisse também a totalidade da retribuição mensal a todos os trabalhadores sob aplicação das medidas do lay-off simplificado, pagando o remanescente dos 2/3 de retribuição assegurada pelo Estado através da Segurança Social.

A Volkswagen decidiu suspender a produção da Autoeuropa devido à pandemia da covid-19 no dia 17 de março, mas a empresa já estava parada desde o dia anterior, segunda-feira, 16 de março, dado que muitos trabalhadores foram obrigados a faltar ao trabalho para ficarem com os filhos devido ao encerramento das escolas.

A Autoeuropa, que, inicialmente, tinha anunciado a suspensão da produção até 29 de março, prolongou esse prazo até 12 de abril, tendo agora anunciado a intenção de retomar a produção, de forma gradual, a partir do dia 20 de abril.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.