Autocarro sem condutor da Mercedes já fez 20 km na Holanda

(dr) Daimler

-

Holanda foi o país escolhido para fazer a primeira viagem com o autocarro do futuro da Mercedes, aquele que a marca alemã diz ser o primeiro autocarro autónomo do mundo.

Embora os automóveis sem condutores recebam a maior parte das atenções, a começar pela marca Tesla, há muitos outros veículos que também irão beneficiar desta tecnologia.

Caso disso é o novo autocarro da Mercedes que se estreou recentemente na Holanda, com uma viagem que foi um verdadeiro sucesso.

A viatura do futuro percorreu 20 quilómetros de uma forma completamente autónoma, desde o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, à cidade de Haarlem.

Nesta estreia mundial, o autocarro encontrou vários desafios e demonstrou ser capaz de circular em estradas reais e lidar com o trânsito do dia-a-dia.

Curvas apertadas, túneis, cruzamentos, semáforos, áreas pedonais e todo o tipo de coisas que os condutores estão habituados foram superadas sem qualquer incidente.

O Mercedes-Benz Future Bus conta com uma dezena de câmaras, radares e GPS, sendo capaz de combinar tudo isso para saber de forma precisa a sua posição.

Também é capaz de reconhecer os sinais de trânsito e os peões, podendo alcançar velocidades de até 70 quilómetros por hora, mas sem nunca esquecer a importância de acelerações e travagens suaves.

O autocarro também fica permanentemente ligado ao sistema de trânsito da cidade, podendo comunicar com semáforos e outros serviços e até registar buracos na estrada.

Desta forma, poderá transmitir a outros autocarros que deverão desviar-se desses mesmos buracos e alertar até os serviços municipais para a necessidade de efetuarem obras.

Devido às normas de segurança, neste primeiro trajeto foi necessário ter um condutor ao volante para assumir o controlo em caso de algum incidente.

A empresa Daimler, responsável pela Mercedes, espera investir cerca de 200 milhões de euros até 2020 para reforçar este projeto.

ZAP / Pela Estrada Fora

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …