Autocarro sem condutor da Mercedes já fez 20 km na Holanda

(dr) Daimler

-

Holanda foi o país escolhido para fazer a primeira viagem com o autocarro do futuro da Mercedes, aquele que a marca alemã diz ser o primeiro autocarro autónomo do mundo.

Embora os automóveis sem condutores recebam a maior parte das atenções, a começar pela marca Tesla, há muitos outros veículos que também irão beneficiar desta tecnologia.

Caso disso é o novo autocarro da Mercedes que se estreou recentemente na Holanda, com uma viagem que foi um verdadeiro sucesso.

A viatura do futuro percorreu 20 quilómetros de uma forma completamente autónoma, desde o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, à cidade de Haarlem.

Nesta estreia mundial, o autocarro encontrou vários desafios e demonstrou ser capaz de circular em estradas reais e lidar com o trânsito do dia-a-dia.

Curvas apertadas, túneis, cruzamentos, semáforos, áreas pedonais e todo o tipo de coisas que os condutores estão habituados foram superadas sem qualquer incidente.

O Mercedes-Benz Future Bus conta com uma dezena de câmaras, radares e GPS, sendo capaz de combinar tudo isso para saber de forma precisa a sua posição.

Também é capaz de reconhecer os sinais de trânsito e os peões, podendo alcançar velocidades de até 70 quilómetros por hora, mas sem nunca esquecer a importância de acelerações e travagens suaves.

O autocarro também fica permanentemente ligado ao sistema de trânsito da cidade, podendo comunicar com semáforos e outros serviços e até registar buracos na estrada.

Desta forma, poderá transmitir a outros autocarros que deverão desviar-se desses mesmos buracos e alertar até os serviços municipais para a necessidade de efetuarem obras.

Devido às normas de segurança, neste primeiro trajeto foi necessário ter um condutor ao volante para assumir o controlo em caso de algum incidente.

A empresa Daimler, responsável pela Mercedes, espera investir cerca de 200 milhões de euros até 2020 para reforçar este projeto.

ZAP / Pela Estrada Fora

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem morre esfaqueado em rixa de amigos na Baixa do Porto

Um estudante de 21 anos morreu esfaqueado, durante a madrugada desta quarta-feira, na rua Fernandes Tomás, na Baixa do Porto. De acordo com o Jornal de Notícias, uma amiga da vítima encontrou o jovem de 21 …

“Os Maias” vão deixar de ser de leitura obrigatória no Secundário

Já a partir de setembro, os "Maias" e "A Ilustre Casa de Ramires", obras de Eça de Queirós, deixam de ser leituras obrigatórias no Ensino Secundário. Agora, cabe aos alunos em conjunto com os seus …

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 "viaturas familiares" topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês. O …

Preços praticados pela Airbnb não cumprem lei europeia

A plataforma Airbnb tem até ao final do mês de agosto para explicar os preços que pratica, dado que violam a legislação da União Europeia. A plataforma online de reserva de alojamento tem agora até ao …

Sarcófago negro encontrado no Egito pode pertencer a Alexandre, o Grande

O maior sarcófago já descoberto na cidade de Alexandria, no Egito, vai ser aberto nos próximos dias, depois de permanecer totalmente intacto mais de dois milénios. Os especialistas têm esperanças que o artefacto negro encontrado …

Vagas no Superior com aumento residual em ano de cortes em Lisboa e Porto

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior volta a registar um aumento de vagas, pelo terceiro ano consecutivo, ainda que residual e em ano de corte de vagas em Lisboa e Porto, por determinação …

A primavera chegou a Marte. E com ela, as misteriosas "aranhas marcianas"

A NASA publicou fotografias de um fenómeno peculiar avistado na superfície de Marte, que se assemelha com "aranhas". As imagens foram capturas na semana passada pela câmara HiRISE, instalada a bordo da nave espacial Mars …

As pessoas estão a ficar doentes após comerem salada do McDonald's

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald's, nos Estados Unidos. Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald's pode …

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Cientistas nos Estados Unidos descobriram mais 12 luas em torno do planeta Júpiter, conjeturando que as suas órbitas opostas resultam de colisões entre outros corpos celestes maiores. Com a descoberta das luas, que foram vistas pela …

Há 3.500 anos, os egípcios já faziam cosméticos

Cientistas sintetizaram tintas e cosméticos com cerca de 3.500 anos, uma descoberta feita graças ao facto de a equipa ter desenvolvido uma nova técnica de datação de compostos carbonatados inorgânicos. Uma equipa de cientistas internacional sintetizou …