Autocarro sem condutor da Mercedes já fez 20 km na Holanda

(dr) Daimler

-

Holanda foi o país escolhido para fazer a primeira viagem com o autocarro do futuro da Mercedes, aquele que a marca alemã diz ser o primeiro autocarro autónomo do mundo.

Embora os automóveis sem condutores recebam a maior parte das atenções, a começar pela marca Tesla, há muitos outros veículos que também irão beneficiar desta tecnologia.

Caso disso é o novo autocarro da Mercedes que se estreou recentemente na Holanda, com uma viagem que foi um verdadeiro sucesso.

A viatura do futuro percorreu 20 quilómetros de uma forma completamente autónoma, desde o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, à cidade de Haarlem.

Nesta estreia mundial, o autocarro encontrou vários desafios e demonstrou ser capaz de circular em estradas reais e lidar com o trânsito do dia-a-dia.

Curvas apertadas, túneis, cruzamentos, semáforos, áreas pedonais e todo o tipo de coisas que os condutores estão habituados foram superadas sem qualquer incidente.

O Mercedes-Benz Future Bus conta com uma dezena de câmaras, radares e GPS, sendo capaz de combinar tudo isso para saber de forma precisa a sua posição.

Também é capaz de reconhecer os sinais de trânsito e os peões, podendo alcançar velocidades de até 70 quilómetros por hora, mas sem nunca esquecer a importância de acelerações e travagens suaves.

O autocarro também fica permanentemente ligado ao sistema de trânsito da cidade, podendo comunicar com semáforos e outros serviços e até registar buracos na estrada.

Desta forma, poderá transmitir a outros autocarros que deverão desviar-se desses mesmos buracos e alertar até os serviços municipais para a necessidade de efetuarem obras.

Devido às normas de segurança, neste primeiro trajeto foi necessário ter um condutor ao volante para assumir o controlo em caso de algum incidente.

A empresa Daimler, responsável pela Mercedes, espera investir cerca de 200 milhões de euros até 2020 para reforçar este projeto.

ZAP / Pela Estrada Fora

PARTILHAR

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …