/

Autobiografia de Woody Allen publicada nos Estados Unidos

A autobiografia do cineasta norte-americano foi publicada, esta segunda-feira, nos Estados Unidos, por uma editora independente.

De acordo com o jornal Público, a autobiografia de Woody Allen — “Apropos of Nothing” (“A propósito de Nada”) foi publicada de surpresa, esta segunda-feira, nos Estados Unidos, pela editora independente Arcade Publishing.

Na semana passada, o realizador tinha visto a publicação do seu livro de memórias cancelada, depois dos protestos dos funcionários do grupo editorial Hachette. Os direitos foram devolvidos ao cineasta, que os colocou de novo no mercado.

“A Hachette leu o livro e adorou. E apesar de eu ser um pária tóxico e uma ameaça para a sociedade, comprometeu-se a ir até ao fim, mesmo que as coisas dessem para o torto”, escreveu, entretanto, o realizador, citado pelo semanário Expresso.

“Quando a bomba rebentou, a editora reavaliou a sua posição, concluindo que talvez a coragem não fosse a virtude que se esperava, mas que havia muito a dizer sobre a cobardia.”

Woody Allen mostrou-se confiante no sucesso do livro e alega que “a verdade não pode ficar escondida para sempre“.

Jeannette Seaver, co-fundadora da Arcade Publishing, disse em comunicado que a publicação do livro foi feita em nome da liberdade de expressão. “Consideramos crítico não se ouvir mais do que um lado da história e, mais importante, que não se prejudique o direito de um escritor de ser ouvido”, cita o mesmo diário.

A obra também já está à venda em Itália, através da Amazon, mas apenas em formato ebook. No nosso país, o Público avança que há já dois editores portugueses em disputa pela compra dos direitos da obra.

Em 2014, Dylan Farrow, filha adotiva do cineasta, acusou-o de ter abusado sexualmente dela em 1992, quando tinha apenas sete anos, uma acusação que reiterou em 2018, mas que Allen sempre desmentiu e que nunca foi comprovada pelas investigações que se fizeram ao caso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.