Autarca de Windsor quer expulsar os sem-abrigo da cidade antes do casamento real

Facundo Arrizabalaga / EPA

O príncipe Harry, de Inglaterra, e a atriz norte-americana Meghan Markle

O líder do município de Windsor, cidade do condado de Berkshire, em Inglaterra, onde se vai realizar o casamento do Príncipe Harry com a actriz Meghan Markle, quer que a polícia expulse todos os sem-abrigo e pedintes, antes da cerimónia.

A posição do autarca, Simon Dudley, está a gerar polémica no Reino Unido e já despoletou críticas até da primeira-ministra Theresa May. Isto porque o governante de Windsor disse que a polícia deve agir para erradicar da cidade os sem-abrigo e os seus vestígios antes do casamento real que está marcado para 19 de Maio.

Numa carta enviada à Polícia, Dudley apela à tomada de acções contra o que define como “mendigos agressivos e intimidantes” e para que sejam retirados das ruas os “sacos e detritos” acumulados pelos sem-abrigo.

O autarca acusa alguns mendigos de terem feito “a escolha voluntária” de viverem na rua, lamentando que possam contribuir para dar a Windsor uma imagem “tristemente desfavorável” quando milhares de pessoas chegarem à cidade para assistir ao casamento do Príncipe Harry e de Meghan Markle.

Através do Twitter, Dudley também lamentou que haja “uma epidemia” de sem-abrigo e de “vadiagem” em Windsor. “Os residentes já estão fartos desta exploração”, escreveu ainda, revelando a intenção de escrever à polícia para agirem contra este cenário.

As declarações do autarca de Windsor despoletaram uma onda de protestos, nomeadamente da parte da primeira-ministra britânica que referiu não concordar com as suas ideias.

“É importante que os municípios trabalhem arduamente para assegurar que providenciam acomodações para estas pessoas que são sem-abrigo”, notou Theresa May, conforme cita o The Independent.

“Onde há problemas de pessoas que são pedintes agressivos nas ruas, é importante que os municípios trabalhem com a polícia para lidar com isso”, acrescentou.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E depois do casamento pelos vistos já poderão voltar, possivelmente lá como por cá haverá vários edifícios do Estado que poderiam ser transformados em abrigo e dar a todos eles um mínimo de comodidade ficando obrigados a várias regras e acabar-se-ia com essa ferida da sociedade onde até dá a sensação de que se faz luxo em ver vagabundos a vaguear pelas cidades.

RESPONDER

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …