Autarca de Windsor quer expulsar os sem-abrigo da cidade antes do casamento real

Facundo Arrizabalaga / EPA

O príncipe Harry, de Inglaterra, e a atriz norte-americana Meghan Markle

O líder do município de Windsor, cidade do condado de Berkshire, em Inglaterra, onde se vai realizar o casamento do Príncipe Harry com a actriz Meghan Markle, quer que a polícia expulse todos os sem-abrigo e pedintes, antes da cerimónia.

A posição do autarca, Simon Dudley, está a gerar polémica no Reino Unido e já despoletou críticas até da primeira-ministra Theresa May. Isto porque o governante de Windsor disse que a polícia deve agir para erradicar da cidade os sem-abrigo e os seus vestígios antes do casamento real que está marcado para 19 de Maio.

Numa carta enviada à Polícia, Dudley apela à tomada de acções contra o que define como “mendigos agressivos e intimidantes” e para que sejam retirados das ruas os “sacos e detritos” acumulados pelos sem-abrigo.

O autarca acusa alguns mendigos de terem feito “a escolha voluntária” de viverem na rua, lamentando que possam contribuir para dar a Windsor uma imagem “tristemente desfavorável” quando milhares de pessoas chegarem à cidade para assistir ao casamento do Príncipe Harry e de Meghan Markle.

Através do Twitter, Dudley também lamentou que haja “uma epidemia” de sem-abrigo e de “vadiagem” em Windsor. “Os residentes já estão fartos desta exploração”, escreveu ainda, revelando a intenção de escrever à polícia para agirem contra este cenário.

As declarações do autarca de Windsor despoletaram uma onda de protestos, nomeadamente da parte da primeira-ministra britânica que referiu não concordar com as suas ideias.

“É importante que os municípios trabalhem arduamente para assegurar que providenciam acomodações para estas pessoas que são sem-abrigo”, notou Theresa May, conforme cita o The Independent.

“Onde há problemas de pessoas que são pedintes agressivos nas ruas, é importante que os municípios trabalhem com a polícia para lidar com isso”, acrescentou.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E depois do casamento pelos vistos já poderão voltar, possivelmente lá como por cá haverá vários edifícios do Estado que poderiam ser transformados em abrigo e dar a todos eles um mínimo de comodidade ficando obrigados a várias regras e acabar-se-ia com essa ferida da sociedade onde até dá a sensação de que se faz luxo em ver vagabundos a vaguear pelas cidades.

RESPONDER

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …